Geral

Estudo afirma que obesidade pode elevar em até 40% o risco de câncer

- Claudia Bittencourt



Uma pesquisa da organização britânica Cancer Research UK sugere que a obesidade aumenta em até 40% as chances de mulheres desenvolverem sete tipos de câncer. O problema pode aumentar o risco de câncer de intestino, câncer de mama depois da menopausa, de vesícula biliar, rins, pâncreas, útero e câncer de esôfago.

Segundo os pesquisadores, a obesidade pode aumentar o risco de desenvolver câncer de muitas formas. Uma possibilidade é que a doença esteja ligada à produção de hormônios em células de gordura, especialmente o estrogênio.

Acredita-se que o estrogênio seja o combustível para o desenvolvimento de câncer. A pesquisa analisou um grupo de mil mulheres obesas e descobriu que, neste grupo, 274 tinham maior tendência a desenvolver câncer ao longo de sua vida.

Os pesquisadores também analisaram um grupo de mil mulheres com o peso considerado normal e descobriram que 194 mulheres tinham chances de ser diagnosticadas com câncer durante suas vidas.

Pequenas mudanças

Para Julie Sharp, chefe do setor de informações para saúde da Cancer Research UK, pequenas mudanças no estilo de vida já podem ajudar a evitar a doença em mulheres obesas. "Perder peso não é fácil, mas você não tem que entrar para uma academia e correr quilômetros todo dia, ou desistir de sua comida favorita para sempre”, afirma. "Se fizer pequenas mudanças que você consegue manter no longo prazo pode ter um impacto real. Para começar, tente sair do ônibus uma parada antes da sua e cortar alimentos gordurosos ou com muito açúcar", afirmou.

"Perder peso demora, então, gradualmente, aumente (exercícios e alimentação saudável) para chegar a um estilo de vida mais saudável que você consegue manter", acrescentou.

"Sabemos que nosso risco de desenvolver câncer depende de uma combinação de nossos genes, nosso ambiente e outros aspectos de nossas vidas, muitos dos quais podemos controlar. Ajudar as pessoas a entender como elas podem reduzir o risco de desenvolver câncer ainda é crucial para enfrentar a doença", afirmou.

Para a médica, mudanças no estilo de vida como "parar de fumar, manter um peso saudável, ter uma dieta saudável e diminuir o consumo de álcool" são grandes oportunidades para reduzir o risco de desenvolver a doença. "Fazer estas mudanças não é uma garantia contra o câncer, mas aumenta as possibilidades a nosso favor", disse.

 

Fonte: BBC Brasil