Curso
Estratégia brasileira para a Saúde Digital é tema de novo curso da UNA-SUS/UFG
Com carga horária de 40h, o curso tem o objetivo de apresentar o plano de ação e o processo de monitoramento e avaliação da visão estratégica de saúde digital para o Brasil.
Estão abertas as matrículas do mais novo curso Estratégia brasileira para a Saúde Digital, ofertado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG).
A capacitação online, que integra o Programa Educacional em Saúde Digital da UFG, é gratuita, certificada e tem início imediato. As matrículas podem ser efetuadas até o dia 11 de novembro de 2023, pelo link.
Com carga horária de 40h, o curso aborda os seguintes tópicos:
- Apresentação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028;
- Visão Estratégia de Saúde Digital para o Brasil;
- Plano de Ação para a Saúde Digital 2020-2028:
- Prioridade 1 - Governança e liderança para a ESD;
- Prioridade 2 - Informatização dos três níveis de Atenção à Saúde;
- Prioridade 3 - Suporte à melhoria da Atenção à Saúde;
- Prioridade 4 - O usuário como protagonista;
- Prioridade 5 - Capacitação de recursos humanos;
- Prioridade 6 - Ambiente de conectividade;
- Prioridade 7 - Ecossistema de inovação.
- Plano de Monitoramento e Avaliação (M&A) de Saúde Digital;
A Estratégia de Saúde Digital busca nortear e alinhar as diversas atividades e projetos públicos e privados, potencializando o poder de transformação da saúde digital no Brasil. Além disso, procura sistematizar e consolidar o trabalho realizado ao longo da última década, materializado em diversos documentos e, em especial, na Política Nacional de Informação e Informática em Saúde – PNIIS, publicada em 2015 e em revisão em 2020, na Estratégia e-Saúde para o Brasil, publicada em 2017, e no Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de Saúde Digital para o Brasil, aprovado em 2019 e publicado em 2020.
Plano de Ação de Saúde Digital 2020-2028
O Plano de Ação de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 descreve o conjunto de atividades a serem executadas e os recursos necessários para a implementação da Visão de Saúde Digital, associados a etapas evolutivas. O Plano foi elaborado em torno dos três grandes eixos de ação e de sete prioridades que, ao serem atendidas, levarão gradativamente à Visão.
Eixo 1 – Ações do MS para o SUS – Este eixo reconhece e valoriza o Programa Conecte SUS e suas iniciativas como ações essenciais para que a Visão de Saúde Digital seja alcançada.
Eixo 2 – Definição de Diretrizes para Colaboração e Inovação em Saúde Digital – Este eixo reconhece e valoriza a necessidade de expansão e consolidação da governança e dos recursos organizacionais que sustentarão a Estratégia de Saúde Digital.
Eixo 3 – Estabelecer e Catalisar a Colaboração – Este eixo visa à implantação do Espaço de Colaboração da Estratégia de Saúde Digital, como um espaço conceitual, virtual, distribuído, lógico e físico que viabilize a colaboração entre todos os atores em Saúde Digital, com claras definições de expectativas, papéis e responsabilidades.
Para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e interessante, as videoaulas trabalham com infográficos, mapa mental, ilustrações, jogo para classificação, quiz, organograma interativo, questionários com feedbacks automatizados e material complementar.
Serviço
Estratégia brasileira para a Saúde Digital
Carga horária: 40h
Público-alvo: gestores municipais, estaduais e distritais de saúde; profissionais de saúde com nível médio ou superior; profissionais da tecnologia da informação que atuam no setor da saúde e demais interessados no tema.
Matrículas: até 11 de novembro de 2023, pelo link.
Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.