Geral

Especialistas debatem implicações do uso de grandes bancos de dados em saúde

A próxima sessão do XI Ciclo de Debates: Inteligência Artificial e Desigualdades em Saúde reúne pesquisadores do Brasil e do Canadá. O debate ocorre em 23 de setembro, às 14h, e as inscrições são gratuitas.

- Ascom SE/UNA-SUS



As potencialidades para o uso de grandes volumes de dados na elaboração de políticas públicas e os possíveis impactos para os sistemas de saúde a partir da aplicação da inteligência artificial serão discutidos na próxima sessão do XI Ciclo de Debates: Inteligência Artificial e Desigualdades em Saúde, que acontece em 23 de setembro, às 14h.

Participam do debate a pesquisadora do Hospital da Universidade de Montreal (CRCHUM) Cécile Petitgand, coordenadora da iniciativa “Acesso aos Dados” do Ministério da Saúde e Serviços Sociais de Quebec no Canadá, e o pesquisador da Fiocruz Bahia Maurício Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs). O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Fernando Aith, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da Faculdade de Saúde Pública da USP, fará a coordenação do debate.

Inscreva-se!

As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz Brasília. O debate será transmitido ao vivo no canal no YouTube do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília.

Em benefício da sociedade

Além do manejo de ecossistemas de informação para apoiar a tomada de decisões em políticas públicas, a próxima sessão do XI Ciclo de Debates destacará boas práticas para atenuar os riscos que envolvem a aplicação da inteligência artificial na saúde, tais como:

  • Criação de uma agência de coordenação para as atividades de governança e avaliação dos sistemas de IA, que garanta o diálogo e a colaboração com organizações internacionais;

  • Classificação precisa dos sistemas de inteligência artificial com base em evidências científicas e trabalhos internacionais;

  • Mobilização de recursos adequados e diferentes competências para uma avaliação multidimensional;

Ciclo de Debates

O XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A concepção das atividades deste semestre é uma inciativa compartilhada entre o Nethis/Fiocruz Brasília e Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Serviço:

XI Ciclo de Debates: Inteligência Artificial e Desigualdades em Saúde

Quando: 23 de setembro, às 14h

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/nethisvideo  

Quanto: Gratuito

Inscrições: bit.ly/IA-DesigualdadesSaude-Set

Mais informações: (61) 3329-4661

bioeticaediplomacia.org

Atividade certificada pela Escola de Governo Fiocruz Brasília.