Geral

Encontro nacional sobre trabalho e educação na saúde do SUS teve início nesta terça (21)

Evento com gestores segue até quinta-feira (23), em Brasília (DF).

- Ascom SE/UNA-SUS



Teve início, nesta terça-feira (21), o Encontro Nacional: Trabalho e Educação na Saúde do SUS. Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento integra as ações da pasta para os primeiros 100 dias de governo, com o objetivo de discutir as prioridades para a gestão do trabalho e da educação na saúde. A ministra Nísia Trindade participou da abertura e afirmou que o encontro “é uma demonstração de que queremos trabalhar de maneira integral, não só no que se refere ao cuidado em saúde, mas que se refere ao trabalho na gestão”.

Na programação do evento - que segue até quinta-feira (23) - serão apresentadas a situação atual e perspectivas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, como políticas, programas e ações, além de nova proposta de desenho organizativo da secretaria. Também serão discutidas as prioridades centrais para o trabalho e educação na saúde, que se dará de forma compartilhada, coletiva e ascendente.

Nísia Trindade relembrou a decisão, ainda no primeiro governo do presidente Lula, de criar a secretaria. “Tudo isso é muito importante como uma demarcação da prioridade que deve ter esse campo da gestão do trabalho e da educação em saúde, interligados no nosso SUS e, portanto, devem sim, estar representados no Ministério da Saúde. É uma trajetória com muitos êxitos e, os principais deles, se dão quando trabalhamos em rede e quando consolidamos comunidades”, defendeu.

Vão participar da construção gestores das Secretarias Estaduais de Saúde, gestores municipais representados pelos Cosems, Conass, Conasems e Opas/OMS, representantes das secretarias do Ministério da Saúde, representantes de organizações sindicais, a Rede de Escolas Técnicas e de Saúde Pública, o Conselho Nacional de Saúde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dieese, além de outras instituições parceiras.

Para a secretária Isabela Pinto, “todos representam, não só os estados e municípios, mas também aqueles que cuidam de quem cuida, que formulam e implementam políticas com foco nos responsáveis por fazer o SUS acontecer, que são os trabalhadores e trabalhadoras da saúde”. Isabela também fez menção ao decreto que institui a comissão interministerial da gestão do trabalho e da educação na saúde, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda (20), durante a retomada do Programa Mais Médicos.

“O objetivo é propor diretrizes para a formação na área da saúde, de acordo com as políticas nacionais de educação em saúde, os princípios e diretrizes relacionados ao Sistema Único de Saúde, ou seja, um esforço conjunto do Ministério da Saúde, em nome da ministra Nísia, e também do MEC”, explicou.

Ao final dos três dias de evento, a expectativa é que sejam apresentadas estratégias que possam contribuir para a melhoria e qualificação das ações da SGTES, com o propósito de propor políticas, programas e projetos sustentáveis, que impactem sobre a organização e efetivação do trabalho em saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Confira a programação completa