Curso

Doenças Infectocontagiosas é tema de nova oferta UNA-SUS

Com carga horária de 60h, o curso aborda temas referentes ao tratamento, prevenção e controle das principais enfermidades infectocontagiosas prevalentes no Brasil.

- Cissa Paranaguá



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos referentes às doenças infectocontagiosas, já podem se inscrever na nova oferta do curso Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde, oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon/UFMG), instituição integrante da Rede UNA-SUS. O curso é livre, gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 20 de novembro, pelo link.

As doenças infectocontagiosas são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos, como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose. Em algumas ocasiões, para que se produza a doença, é necessário um agente intermediário, transmissor ou vetor. No caso da dengue, por exemplo, o agente transmissor é o mosquito. Além da dengue e da tuberculose, o curso também aborda aspectos de vigilância de agravos como aids, influenza, malária, leishmaniose e abordagem da síndrome gripal.

Devido à capilaridade, atuação multiprofissional e realização de ações de prevenção, promoção e assistência à saúde da população, a Atenção Básica constitui-se no elemento primário e coordenador da Rede de Atenção à Saúde.

Nesse contexto, o curso aborda de forma ampla as principais medidas de vigilância e controle de agravos infectocontagiosos, bem como o manejo clínico.

Com carga horária de 60h, a oferta se divide em três unidades que abordam a Vigilância na Atenção Básica à Saúde e os sistemas de informação; as Vigilâncias de agravos selecionados, como dengue, tuberculose, aids, influenza e malária; e a Abordagem clínica de agravos infectocontagiosos, como por exemplo, sobre Síndrome gripal, hepatites virais, entre outros tópicos.

Apesar de concebido para capacitar o profissional médico, dentro da perspectiva da atenção primária, com destaque especial aos fluxos de serviços e processos de trabalho, a oferta é aberta a demais interessados de outras categorias profissionais.

Os conteúdos abordam não apenas o tratamento das diversas doenças infectocontagiosas, mas também o seu controle e orienta, por exemplo, sobre a investigação de contatos, a imunização, o controle ambiental e reforça a importância da notificação dos agravos. Dessa forma, também são discutidos os fluxos dentro do Sistema Único de Saúde, para melhor organização e encaminhamento de pacientes para atenção secundária e terciária.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos