Institucional
Distrito Federal recebe última edição da Caravana FormaSUS
Após percorrer seis capitais brasileiras, promovendo mobilizações em prol da formação de futuros profissionais do SUS, a caravana finaliza o cronograma em Brasília nos dias 8 e 9 de abril.
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), promoveu, em Brasília, nos dias 8 e 9 de abril, a última edição da Caravana FormaSUS. Após percorrer seis capitais brasileiras, promovendo mobilizações em prol da formação de futuros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa finaliza o cronograma na capital federal, para articular docentes, estudantes, trabalhadores e gestores do SUS, residentes e movimentos sociais.
Na cerimônia de abertura, Fabiana Damásio, Secretária Executiva da UNA-SUS, ressaltou que "a Caravana FormaSUS tem o compromisso de fortalecer a formação do SUS por todo o Brasil, enfrentando os desafios locais e aproveitando as potencialidades de cada território. O objetivo da caravana é conhecer essa formação em todo o país, explorando as diversas estratégias de capacitação. Realizar esta ação em Brasília destaca a importância de valorizar o território e a regionalidade, além de reconhecer o trabalho dos profissionais do SUS que se dedicam ao aprimoramento do sistema".
Fizeram parte dos temas, que foram abordados durante o encontro, o processo formativo de estudantes de diversos cursos de graduação, a pactuação entre instituições de ensino e serviços de saúde, as vivências no SUS por diferentes atrizes e atores, a garantia da permanência estudantil para grupos mais vulneráveis, além do fortalecimento de atividades e programas que integram ensino, pesquisa, extensão com o mundo do trabalho e a sociedade.
A caravana é uma construção tripartite e participativa da formação em saúde. A ação representa a busca da pasta para compor ações dos territórios em parceria com o sistema público de saúde a fim de transformar a formação em saúde e superar as desigualdades.
Panorama geral
A Caravana Forma SUS finalizou o seu cronograma com sete edições, realizadas em todas as regiões do país (antes passou por Manaus, Fortaleza, São Paulo, Belém, Recife, Florianópolis), reunindo participantes de todos os estados (cerca de 60 pessoas por unidade federativa). Durante os encontros, foram abordadas iniciativas do Ministério da Saúde voltadas à educação na saúde, como Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), Diretrizes Curriculares (DC), Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde (Vivências no SUS) e Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde (Afirma SUS).
As atividades aconteceram em quatro turnos, distribuídos em dois dias. Os grupos de trabalho produziram materiais para subsidiar diagnósticos como também fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade para profissionais de saúde nos territórios.
Fotos: Sergio Velho - Fiocruz Brasília