Institucional

Dissertação da UNA-SUS/UFCSPA sobre HIV na Atenção Básica concorre a prêmio

A produção participa da categoria “Engajamento Popular” na qual os vídeos com maior número de visualizações serão premiados.

- Ascom SE/UNA-SUS



Para difundir o conhecimento produzido durante a pesquisa de mestrado “O Uso da Metodologia da Problematização na modalidade de Educação à Distância na formação permanente sobre o HIV na Atenção Primária à Saúde”, a autora e médica Ana Amélia Bones e a UNA-SUS/UFCSPA produziram um vídeo para concorrer ao Prêmio Rede Sapiens.

A produção participa da categoria “Engajamento Popular” na qual os vídeos com maior número de visualizações serão premiados.

Assista ao vídeo aqui.

O objetivo do prêmio é evidenciar a pesquisa científica produzida no Rio Grande do Sul, valorizando o poder transformador do conhecimento. Dessa maneira, Ana Amélia considerou relevante a participação de seu trabalho para a divulgação da produção da ciência da Universidade. A dissertação foi concluída em 2016, no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA, e contou com a parceria da UNA-SUS/UFCSPA para produção do módulo educacional em EaD: "Manejo inicial do usuário com teste rápido reagente para HIV".

Ana Amélia explica que a motivação para a realização da dissertação vem de sua experiência de trabalho na Atenção Primária em Saúde. Ela atua diretamente com com pessoas vivendo com infecções sexualmente transmissíveis e percebeu a necessidade de uma reflexão a respeito do manejo na revelação diagnóstica do HIV. “Apesar de muito se escrever sobre o HIV, não se encontrava uma fonte com os recursos organizados sobre a revelação diagnóstica, e isso é o que fizemos, após aplicarmos o módulo em uma turma piloto. Hoje ele está disponível no ARES”, conta.

A dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA com orientação do Prof. Dr. Silvio César Cazella e coorientação da Profa. Dra. Márcia Rosa da Costa.

Prêmio Rede Sapiens

A Rede Sapiens é uma iniciativa do Pacto Alegre para a promoção da tríade vinculação universidades-sociedade-mercado. Ela é liderada pela uMov.me Arena, que conta com a curadoria da Fapergs e Reginp e apoio da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do RS, universidades e entidades setoriais.

Para a categoria do Prêmio “Engajamento Popular”, a contabilização de visualizações será realizada até o dia 30 de abril e é necessário que o vídeo seja visto diretamente no site da iniciativa.

Acesse o módulo “Manejo inicial do usuário com teste rápido reagente para HIV” no ARES.



Fonte: UNA-SUS/UFCSPA