Curso

Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e outras Micobacterioses é tema de novo curso da UNA-SUS

O objetivo é qualificar profissionais de saúde em laboratórios de saúde pública e privados para diagnóstico de tuberculose e micobactérias, com foco na compreensão teórica e prática da rede de laboratórios de TB e MNT.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso Introdução ao Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e outras Micobacterioses, oferecido pela Fiocruz Brasília em parceria com a Secretaria Executiva da UNA-SUS.

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde que atuam em laboratórios de saúde pública e privados para o diagnóstico laboratorial de tuberculose e outras micobactérias não tuberculosas, com vistas a compreenderem as bases conceituais e práticas do funcionamento da rede de laboratórios de tuberculose (TB) e Micobactérias não tuberculosas (MNT).

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 12 de janeiro de 2024, pelo link.

Com carga horária de 30 horas, divididas em cinco unidades, a capacitação aborda a Rede de laboratório de tuberculose e outras micobacterioses; Biossegurança em laboratórios de TB e MNT; Gerenciamento de resíduos gerados pelo laboratório; Sistema de Gestão da Qualidade no diagnóstico laboratorial e Sistema de informação GAL.                              

De acordo com uma das autoras do curso, a bióloga tecnologista do Laboratório de Bacteriologia e Bioensaios Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz/INI),  Daisy Anne Lira, a necessidade de capacitar e atualizar os profissionais que atuam em laboratórios que realizam diagnóstico de tuberculose e outras micobactérias não tuberculosas foi a principal motivação para a oferta do curso. “Um diferencial deste curso é um treinamento da plataforma GAL que permite o cadastro de requisições de exame até a liberação do resultado”, afirma.

Após a conclusão do curso, os profissionais serão capazes de compreender o funcionamento da rede de laboratórios de tuberculose no SUS, além de receberem uma atualização em conceitos de biossegurança e Sistema de Gestão da Qualidade, que são assuntos de extrema importância para uma rotina laboratorial eficiente. Além disso, eles serão treinados no Sistema Gerenciador Laboratorial (GAL), uma plataforma amplamente utilizada nos laboratórios, especialmente naqueles que lidam com tuberculose. "Ao final do curso, acreditamos que todos os profissionais estarão preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades laboratoriais", pontua.

A bióloga destaca que a educação continuada é uma prática essencial para o desenvolvimento profissional, gerando um impacto positivo em cadeia. “Ganha o profissional que buscou a capacitação, renovando conceitos técnicos.  Ganha o laboratório em que ele trabalha, pois enriquece a equipe e finalmente ganha o paciente que terá seu exame realizado por um profissional bem capacitado. Os conhecimentos adquiridos com o curso possibilitarão um trabalho mais completo e refinado na área", afirma.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos.




Fonte: SE/UNA-SUS