Curso

Curso sobre Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV está com matrículas abertas

Profissionais de saúde interessados podem se matricular até 21 de dezembro.

- Ascom SE/UNA-SUS



Fornecer subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV. Este é o objetivo do curso online Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV, que está com matrículas abertas até 20 de dezembro, pelo link. O início é imediato e, como em todas as ofertas do Sistema UNA-SUS, é integralmente gratuito.

O público-alvo são os profissionais de saúde de nível superior, especialmente os que já atuam em serviços que prescrevem/indicam antirretrovirais para pessoas vivendo com HIV/aids.

Oferecido pela Fiocruz Brasília, o curso é fruto da parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) e a Secretaria Executiva da UNA-SUS. Essa já é a terceira oferta do curso, que teve mais de 21.600 matrículas.

Os conteúdos abordam tanto aspectos etiológicos, como aspectos psicossociais e clínicos da associação entre as doenças, além do os procedimentos operacionais e as rotinas necessárias para a organização dos serviços que atendem as pessoas coinfectadas.

Com carga horária de 60 horas, é composto por três unidades, que tratam de aspectos de apoio psicossocial, manejo clínico de coinfecção, com foco especial no diagnóstico de tuberculose nas pessoas que tem HIV, e a organização de serviços para atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV. Além de uma unidade dedicada a casos clínicos interativos que simulam situações reais.



Fonte: SE/UNA-SUS