Curso

Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

A oferta aborda conceitos, tipos e características desses agravos, suas causas mais comuns e o acompanhamento dessas pessoas no âmbito do SUS.

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o curso Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão, instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA).

A oferta educacional é online, gratuita, certificada e tem como objetivo auxiliar na assistência às pessoas vítimas desses agravos. As matrículas podem ser efetuadas até o dia 28 de fevereiro de 2023, pelo link. O curso tem início imediato.

O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.

Em todo o Brasil, casos de queimaduras constituem um grave problema de saúde pública. É fundamental que o profissional que atua na Atenção Primária à Saúde (APS) conheça os conceitos, tipos e características desses agravos, suas causas mais comuns e o acompanhamento dessas pessoas no âmbito do SUS.

O curso possibilita ao cursista a compreensão do manejo de pacientes vítimas de queimaduras, protocolos de assistência, critérios para encaminhamentos e processos de reabilitação desses pacientes, e auxilia a população sobre os aspectos relacionados à prevenção dessas ocorrências.

Com carga horária de 30 horas, ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como: epidemiologia das queimaduras, caracterização e diagnóstico da extensão da lesão, avaliação de risco e vulnerabilidades, primeiros socorros e remoção de pacientes vítimas de queimaduras, entre outros assuntos que fazem parte desse contexto.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.




Fonte: UNA-SUS/UFMA