Institucional

Consultor da UNA-SUS é homenageado em evento do Instituto Nutes de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ

Durante a cerimônia de comemoração dos 50 anos do Instituto, Luiz Carlos Lobo foi homenageado com a criação de um Núcleo Memória e Integração Acadêmica em seu nome.

- Ascom SE/UNA-SUS



No dia 18 de dezembro, o seminário “Nutes: histórias e estórias” marcou o início das comemorações dos 50 anos do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a ser celebrado em 2022.

Na ocasião, o fundador do então Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), médico, educador e consultor da SE/UNA-SUS Luiz Carlos Lobo foi homenageado com a criação de um Núcleo Memória e Integração Acadêmica com seu nome. Lobo também explanou sobre a concepção dessa proposta pioneira no Brasil em associar práticas e ferramentas pedagógicas na formação médica. 

A programação também contou uma mesa-redonda com as diretoras do instituto, que atuaram desde a década de 80 até o presente momento. A proposta foi compartilhar memórias e histórias sobre a construção desse espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, que ao tem contribuído para uma leitura crítica sobre as transformações no campo da Educação, da Saúde e das Ciências. A mesa foi composta pelas professoras Nilma Santos Fontavine, Maria Alice Sigaud, Eliana Cláudia, Vera Helena Ferraz  e Miriam Struchiner. A mediação será feita pela professora Isabel Martins, última diretora da instituição.

O lançamento das cinco décadas do Nutes coincide com os 50 anos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde está localizado, e dos 100 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Também foi realizada a cerimônia de posse nos cargos de diretor e vice-diretor do Instituto para o quadriênio 2019-2022, com o professor Alexandre Brasil e o professor Luiz Rezende.  O evento contou ainda com o lançamento do livro “Nutes: Educação em Ciências e Saúde: história, consolidação e perspectivas”.