Geral

Conheça três melhorias anunciadas pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29) para o Programa Mais Médicos

Maior prazo para recém-formados apresentarem registro profissional e oportunidade de optar por perfil de maior vulnerabilidade são algumas das medidas anunciadas.

- Ascom SE/UNA-SUS



Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (29), novas melhorias ao Programa Mais Médicos. Uma das novidades é o maior prazo para médicos recém-formados apresentarem registro profissional, ou seja, será possível apresentar o diploma até o fim do processo seletivo. A orientação é que esses médicos busquem o Conselho Regional de Medicina para emitir os documentos em tempo hábil. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União, que oficializou outras duas novidades.

Agora também será permitido que os médicos já atuantes na Atenção Primária à Saúde possam ingressar no programa para o mesmo perfil de localidade ou um perfil de maior vulnerabilidade. Além disso, os profissionais que atuam por meio do Programa Médicos pelo Brasil - criado na gestão anterior - poderão optar pela continuidade dentro do novo Mais Médicos.

Na avaliação do secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, as melhorias são uma oportunidade para os interessados garantirem a inscrição. “Ingressar no programa com os incentivos da retomada do Mais Médicos sinaliza longitudinalidade, ou seja, um atendimento continuado, ao longo da vida do paciente. Por isso é importante fixar profissionais nos locais de difícil acesso”, destaca.

Nésio reforça, ainda, que agora os profissionais têm a chance de cursar especialização, durante os dois primeiros anos, com foco em habilidades e competências da Medicina e Comunidade, e nos dois últimos anos, poderão realizar mestrado profissional. “Ao fim de quatro anos, o médico poderá ter três títulos, caso seja aprovado nas avaliações previstas: especialização latu sensu, mestrado profissional e prova de título de Medicina de Família e Comunidade”, explica.

O anúncio das melhorias foi feito em uma live, realizada pelo Ministério da Saúde por meio do YouTube, para responder dúvidas dos internautas. A transmissão contou com a presença do secretário Nésio Fernandes, do secretário adjunto Felipe Proenço e da mediação da jornalista Marília Rastelli.

Inscrição

Para participar, é preciso acessar o site do programa e clicar no banner azul de chamada para a inscrição. Depois, basta selecionar o perfil, preencher os dados obrigatórios e selecionar a Declaração de Manifestação de Interesse do Médico.

Importante destacar, contudo, que ao fim do processo, deve aparecer a mensagem “Sua inscrição foi realizada com sucesso!” na tela. Caso a mensagem não apareça, verifique se algum dado não foi validado ou informado com erro ao sistema e tente novamente.