Curso

Conheça os sete cursos da UNA-SUS/UFSC que abordam a Saúde do Homem

Interessados podem se inscrever até 30 de novembro, tendo até 30 de dezembro para finalizar todas as atividades e receber o certificado de conclusão.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS, está com matrículas abertas para sete cursos online que tratam da Saúde do Homem.

Desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH/DAPES/SAS/MS), as ofertas se complementam ao buscar a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância do atendimento humanizado e qualificado para a população masculina.

As matrículas estão abertas até 30 de novembro para profissionais de saúde e demais interessados no tema. As capacitações possuem início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, são totalmente gratuitas.

Para isso, apresenta o modo como os homens, em geral, costumam se relacionar com o serviço de saúde, destacando a importância da promoção de estratégias para o atendimento integral e a relevância das ações preventivas, que vão além da atenção pontual desses usuários.

Confira as ofertas!

Acesso e Acolhimento na Atenção à Saúde do Homem

O curso proporciona a conscientização da importância do atendimento humanizado e qualificado para a população masculina e aponta estratégias para o acesso e acolhimento para que o profissional da saúde possa qualificar suas práticas, com vistas à atenção integral à saúde do homem no âmbito da atenção básica.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Atenção à Saúde Mental do Homem

A capacitação aborda os principais aspectos socioculturais relacionados à saúde mental da população masculina e as informações epidemiológicas que nela influenciam, bem como o papel de Rede de Atenção Psicossocial na saúde do homem.

Carga horária: 30h

Matrículas até 31/12 pelo link.

Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem

Este curso traz conteúdos importantes para a compreensão das questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva dos homens, partindo-se do pressuposto de que a atenção integral à saúde dessa população deve fazer parte do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, haja vista as condições privilegiadas para o desenvolvimento de ações nesta direção, sobretudo pela proximidade e suposta familiaridade com o território adscrito.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Homens e atenção à saúde no trabalho

O objetivo desta capacitação é oferecer aspectos teóricos e históricos da saúde do homem trabalhador, relacionando-os com a legislação brasileira em saúde, com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e discutir os aspectos mais relevantes relacionados à saúde do homem no trabalho. O curso visa ampliar o olhar sobre o tema, avançando-o para além das tradicionais teorias da segurança e higiene ocupacional, compreendendo a centralidade do trabalho na vida das pessoas e no desenvolvimento de suas potencialidades.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Intercorrências na Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem

Este curso tem como objetivo apresentar as principais intercorrências na saúde sexual e reprodutiva do homem e discutir estratégias de cuidado voltadas ao enfrentamento das mesmas, pelos profissionais da Atenção Básica.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Morbimortalidade por causas externas da saúde do homem

A capacitação tem por objetivo proporcionar aos profissionais de saúde conhecimentos sobre o perfil de morbimortalidade por causas externas e reconhecer o impacto destas ocorrências na população. Também possibilitará o conhecimento das melhores estratégias intersetoriais para o enfrentamento deste fenômeno.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Paternidade e Cuidado

O curso trata da importância do envolvimento dos futuros pais na paternidade como um todo, de forma que possa orientá-los a se inserirem em todas as etapas da gestação de seus filhos, parto, puerpério, bem como orientar os homens que já são pais a vivenciarem a paternidade de forma mais ampla, mediante cuidados relacionados ao desenvolvimento da criança, saúde e bem-estar das mulheres e das crianças.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

O objetivo deste curso é trabalhar a efetiva extensão da cobertura do SUS às diversas populações masculinas mediante o conhecimento e a implementação da PNAISH, considerando os desafios vivenciados pelo profissional de saúde em sua prática diária, através de sua compreensão referente às possibilidades de aplicação da PNAISH no contexto do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Prevenção e cuidados às doenças prevalentes em homens

Este curso traz conteúdos importantes para compreender quais são os principais agravos que acometem os homens, os fatores de risco para as doenças, o modo pelo qual as questões de gênero interferem na maior vulnerabilidade dos homens e as possibilidades de atenção a esses agravos.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Fonte: SE/UNA-SUS