Curso

Conheça os cursos da UNA-SUS/UFSC sobre violência doméstica

Brasil teve mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022. Os cursos capacitam profissionais de saúde e população geral a lidarem com o tema.

- Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o Brasil teve mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022. Segundo pesquisa do IBGE divulgada em 2021, no ano de 2019, 30,4% dos homicídios contra mulheres aconteceu dentro de casa. No entanto, esse número aumentou 22% entre os meses de março e abril de 2020, período de início da quarentena de COVID-19.

Diante de dados tão alarmantes, a Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS, oferece dois cursos online gratuitos sobre o tema. Confira:

Guia para o manejo de situações de violência doméstica contra a mulher na APS

O curso traz informações sobre violência doméstica e os direitos das mulheres, para auxiliar os profissionais no reconhecimento, acolhimento e devido encaminhamento das vítimas no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Com carga horária de 30h, o curso tem como objetivo oferecer informações sobre o que é violência doméstica, como e quando ela acontece, e sobretudo, apresentar a rede de apoio, para que os profissionais de saúde possam reconhecer e auxiliar mulheres em situação de violência.

Para se matricular, clique aqui.

Rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica

O curso foi desenvolvido para que a população geral, em especial as lideranças comunitárias, possam ter acesso às informações sobre os direitos das mulheres em situação de violência - no que se refere aos serviços de atenção e proteção - integrando a rede de apoio.

Com carga horária de 30h, o curso tem como objetivo ampliar as informações sobre os direitos das mulheres em situação de violência quanto aos serviços de atenção e proteção. Assim, o aluno pode ser um ponto desta rede e ajudar mulheres a mudarem suas vidas.

Para se matricular, clique aqui.

Canais de denúncias

Sob a gestão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Ligue 180 é um canal de atendimento exclusivo para mulheres, em todo o país. Além de receber denúncias de violência, como a familiar ou política, o serviço compartilha informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta sobre direitos e legislação vigente. 

O Ligue 180 pode ser acionado por meio de ligação, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61-99656-5008). O atendimento está disponível 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.