Curso

Conheça os cursos da UNA-SUS que tem como foco a saúde da mulher

UFMG, UFSC e UFMA são algumas instituições com ofertas dentro da temática.

- Ascom SE/UNA-SUS



Neste 8 de março, nada mais justo que destacar os cursos do Sistema UNA-SUS que tratam da saúde da Mulher. São duas ofertas com matrículas abertas e um curso novo com previsão de lançamento para 20 de março. As capacitações são gratuitas, autoinstrucionais e tem início imediato. Confira!

Para elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência

Desenvolvida pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a qualificação tem como objetivo preparar os profissionais da atenção básica para o cuidado da mulher em situação de vulnerabilidade.

Com carga horária de 60h, o curso traz desde as principais bases teórico-metodológicas necessárias para a abordagem da violência em geral e, em especial, da violência contra a mulher. Também é abordado o histórico dos movimentos sociais no Brasil e os reflexos destes na sociedade e, por fim, a legislação pertinente em casos de agressão contra pessoas do sexo feminino.

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Atenção Integral à Saúde da Mulher

Desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a capacitação é uma ação do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (SAS/DAPES/MS), voltada para profissionais de nível superior.

Com carga horária de 120 horas, o curso é dividido em quatro módulos de 30h cada, dos quais dois são obrigatórios: os que tratam das Políticas de Atenção à Saúde das Mulheres e Gênero e Vulnerabilidades na Saúde das Mulheres. Outros dois podem ser escolhidos pelo aluno. Entre os temas: Atenção à Saúde das Mulheres no Período Gravídico Puerperal; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva das Mulheres; Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde na Atenção às Mulheres; Atenção à Saúde das Mulheres em Situação de Violência; Saúde das Mulheres e a Atenção Ginecológica.

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

O contato com a secretaria acadêmica do Curso de Capacitação em Atenção Integral à Saúde das Mulheres pode ser realizado pelo e-mail saudedamulher@contato.ufsc.br.

Saúde Bucal da Gestante

Desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (USP), a mais nova oferta da instituição tem lançamento previsto para 20 de março.

Com carga horária de 30h, o Saúde Bucal da Gestante tem como objetivo analisar as dimensões que envolvem o cuidado da saúde bucal para a gestante.  Composto de duas unidades, o curso também abordará o acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, além da assistência à saúde bucal.

A partir no dia 20 de março, interessados podem se matricular pelo link.