Geral

Conheça o novo curso da UFPel sobre Situações Odontológicas Comuns na Atenção Primária em Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde interessados em ampliar os seus conhecimentos sobre as situações odontológicas comuns na Atenção Primária à Saúde, já podem se inscrever no mais novo curso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

As inscrições podem ser realizadas até 16 de março de 2017, pelo link.

Cárie dentária, doença periodontal – gengivite e periodontite - câncer de boca, traumatismos dentários, fluorose dentária, edentulismo e má oclusão são algumas das patologias bucais - mais prevalentes nas comunidades - abordadas no curso.

Segundo a professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e conteudista do curso, Luciana de Rezende Pinto, o módulo foi pensado para suprir as necessidades do dentista que atua diretamente na Atenção Primária em Saúde, com situações clínicas encontradas no dia a dia. “A proposta é qualificar a prática clínica, para o atendimento em saúde bucal de crianças, adultos, gestantes e idosos, através da construção de raciocínio para resolução de cada caso”, explica Luciana.

Com o surgimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), a odontologia deixou de ser um trabalho individual, focado no alivio da dor e na cura de problemas bucais e passou a atuar junto da equipe de saúde, olhando o paciente como um todo.  

“Assim como deve acontecer no serviço, onde o dentista faz parte da equipe de saúde, nos casos clínicos apresentados pelo curso, o profissional é capacitado para intervir em manifestações bucais de doenças sistêmicas, realizar ações de educação e prevenção de hábitos nocivos à saúde, realizar referência e contrarreferência para serviços de atenção especializada, participando do cuidado integral do usuário”, elucida a conteudista.

Além disso, Luciana acredita que as atribuições do dentista, em nível local, também visam o fortalecimento das ações comunitárias, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a reorientação dos serviços de saúde.  “Neste sentido, o dentista impacta de forma positiva a promoção de saúde bucal oferecida pelo SUS, pois possui visão ampliada sobre o processo saúde-doença, e sobre aspectos sociais e individuais das pessoas e grupos populacionais assistidos”, arremata.

Com carga horária de 45 horas, o curso viabiliza a formação profissional através de 16 casos clínicos interativos sobre os quais o aluno responderá questões referentes à etiologia, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção de patologias bucais.

O curso é voltado para dentistas, no entanto, demais interessados podem acessar o conteúdo da capacitação, porém não terão certificação.