Geral

Conheça as metodologias inovadoras da Rede UNA-SUS apresentadas no CIAED

- Claudia Bittencourt



O 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), ocorreu entre os dias 17 e 21 de setembro, em Foz do Iguaçu. O evento contou com a expertise de diversos colaboradores da Rede UNA-SUS, que tiveram a oportunidade de trocar experiências e fortalecer o trabalho integrado.

Entre os temas abordados no Congresso, estão as metodologias inovadoras desenvolvidas e aplicadas nos cursos da Rede UNA-SUS, tema de mesa redonda do dia 21.

Na ocasião, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentou sua experiência em relação ao desenvolvimento do Projeto de Intervenção (PI), baseado em pesquisa-ação, com análise situacional e intervenção no território. De acordo com Janaina Loureiro, mestre em ciências da computação, a Plataforma de Desenvolvimento utilizada pelo PI é inovadora e permite integrar elementos da rede social, além de ser um incentivo para o aluno.  

A professora Marta Quintanilha, da Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegra (UFCSPA), falou sobre os elementos inovadores utilizados pela Universidade para dinamizar o aprendizado, como os Casos Complexos, Cidades Virtuais, Mídias, Histórias em Quadrinhos e Jornais.

A apresentação sobre a UFMA ficou a cargo dos colaboradores Dilson Rabelo e Aldrea Malheiros, que falaram sobre os livros online disponibilizados gratuitamente na Saite Store.

Também foram abordadas as inovações tecnológicas, como o desenvolvimento de jogos, o simulador de casos clínicos, a Plataforma de TCC, Formatação de Banner, Sistema de Monitoramento, Sistema de Certificação e Trilhas de Aprendizagem.

A consultora da UNA-SUS, Edinalva Nascimento foi mediadora da mesa. Para ela, todos esses recursos são extremamente válidos para tornar o aprendizado mais ativo e motivador. Sempre considerando a proposta pedagógica e a necessidade de despertar o interesse, atenção e motivação dos alunos que estão nesse processo educacional.

Acesse todas as notícias sobre o evento no portal UNA-SUS!

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt. Fotos: Cissa Paranaguá (SE/UNA-SUS)