Curso

Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda na Atenção Primária à Saúde é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Com carga horária de 180h, neste curso será possível acessar vídeos, podcast, e-books, infográficos interativos, material em PDF e questionários.

- Ascom SE/UNA-SUS



Considerando a inclusão e a integralidade como norteadores do cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde, a Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA), abre matrículas para o curso Comunicação Efetiva com a Pessoa com Deficiência Auditiva e Surda na Atenção Primária à Saúde.

Profissionais, incluindo gestores e gerentes inseridos na APS e demais interessados na temática podem se matriculas até 31 de janeiro de 2023, pelo link.

A capacitação tem como objetivo reconhecer a comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda nos serviços de Atenção Básica, contemplando as possibilidades comunicativas com os pacientes inseridos nesse contexto. O curso tem início imediato e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores.

Com carga horária de 180 horas, a oferta está dividida em três módulos: Módulo 1: “Surdo-mudo” é coisa do passado: desmistificando a comunicação com a pessoa com deficiência auditiva e surda; Módulo 2: Comunicação, perda auditiva e atenção à saúde da pessoa com deficiência auditiva e surda: uma inter-relação necessária; e Módulo 3: Promovendo mudanças: comunicação inclusiva nos serviços de Atenção Primária à Saúde.

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: vídeos, podcasts, e-books, infográficos interativos, material em PDF e questionários. 

O aluno poderá emitir a certificação após concluir os três módulos disponíveis, de 60 horas cada, totalizando 180 horas. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.