Institucional

Com atuação em 100% dos municípios brasileiros, UNA-SUS completa 11 anos

Foram mais de 5,5 milhões de matrículas em 371 cursos, ofertados em todo o território nacional.

- Ascom SE/UNA-SUS



No último 8 de dezembro, o decreto que instituiu o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS, completou 11 anos. Foram mais de 5,5 milhões de matrículas em todo o território nacional. Tal feito é fruto da cooperação do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, Fiocruz e um grupo de 35 renomadas universidades, que compõem a Rede UNA-SUS.

Criada com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde da Atenção Básica, a plataforma começou ofertando especializações para grandes programas de provimento, como o Mais Médicos e o Provab, ampliando a cada ano seu leque de possibilidades para a educação permanente de gestores, profissionais e até mesmo estudantes universitários da saúde e áreas afins. Foram mais de 371 cursos oferecidos e 1.133 ofertas educacionais disponibilizadas nestes 11 anos.

Paralelamente à oferta de cursos, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) seguiu crescente, fechando este ano com cerca de 20 mil itens disponíveis em acesso aberto, o que permite a qualquer pessoa acessá-lo para ampliar o próprio conhecimento e também para a reutilização dos recursos, respeitando a política de direito autorais da UNA-SUS, um marco importante na história da instituição.

Com a pandemia da COVID-19, a plataforma reuniu esforços para produzir cursos praticamente em tempo real. À medida que o diagnóstico sobre a doença era formulado em todo o mundo, os cursos foram criados e atualizados conforme a chegada de novos achados. Nunca um sistema de educação digital foi tão importante. E isso foi possível diante de todo o conhecimento construído, em todos estes anos, e aplicados em tempo recorde, ainda em 2015, com a chegada da Zika e da Chikungunya.

São 11 anos de muito trabalho, muito estudo e de muito tempo dedicado diariamente para que a plataforma siga oferecendo informação de qualidade, não apenas para os alunos, mas para a sociedade brasileira como um todo. 

Parabéns aos que fazem a UNA-SUS acontecer e a todos os alunos que são o motivo da nossa existência.