Geral

Carta de Calcutá reafirma compromissos com o meio ambiente e com os Objetivos do Milênio

- Claudia Bittencourt



Fruto do 14º Congresso Mundial de Saúde Pública, a Carta Calcutá reafirma compromissos com o meio ambiente e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que guiaram o desenvolvimento global depois do fim do prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento ocorreu 11 e 15 de fevereiro de 2015, em Calcutá, na Índia, e teve como tema Pessoas Saudáveis, Ambientes Saudáveis.

Para o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, que participou do evento, “é consenso na comunidade de saúde pública do mundo que saúde é mais do que somente determinação biológica ou com tempo de vida. Saúde tem a ver com viver mais tempo e em melhor qualidade”. De acordo com Campos, “a ideia é mostrar como a comunidade da saúde pública mundial influencia nas definições das Nações Unidas quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A Carta de Calcutá trata de temas como Determinantes Sociais, Econômicos e Ambientais da Doença e do Desenvolvimento; Clima e Saúde; Doenças Não Transmissíveis e suas Causas; Cobertura Universal da Saúde. “Os participantes do Congresso acordaram em envidar esforços, e conclamaram todos a se juntarem a eles em um empenho ativo para um mundo mais saudável e mais sustentável. Mudanças são urgentemente necessárias, tanto nas políticas quanto nas respostas e serviços de saúde pública para o bem-estar das pessoas ao redor do mundo”, trecho do documento.

Acesse à Carta de Calcutá, traduzida pela UNA-SUS, aqui.

Acesse à Carta original, em inglês, aqui.

OUTRAS INICIATIVAS - Em fevereiro, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apresentou aos Estados-membros das Nações Unidas um relatório-síntese sobre o trabalho desenvolvido até agora para a definição e negociação da agenda pós-2015, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O documento, que começou a ser elaborado desde a Rio+20, contou com o apoio e com a colaboração de governos, de empresários, de todo o Sistema ONU e de milhares de pessoas ao redor do mundo, por meio de consultas presenciais e online com a utilização da plataforma MY World (MEU Mundo, em português).  

Além disso, o relatório lembra os progressos conquistados pelo esforço para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como a redução da pobreza em vários países, a universalização da educação, a expansão da tecnologia sustentável e a reconstrução de nações após conflitos. Esses casos, de acordo com o relatório, são exemplos de que a vulnerabilidade e a exclusão podem, certamente, ser superados nos próximos anos.    

UNA-SUS no 14º Congresso Mundial em Saúde Pública

O Secretário Executivo da UNA-SUS participou da abertura do 14º Congresso Mundial em Saúde Pública representando o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, Na ocasião, Campos abordou o tema nas políticas de saúde pública nas agendas globais, durante a palestra “The role of Public Health in Today´s Global Setting Public Health needs to be both technical and political – Brazil’s experience in shaping the health equity agenda”.

Foto: Divulgação 14º Congresso Mundial em Saúde Pública

O Secretário Executivo realizou ainda mais duas apresentações no evento, ambas sobre a UNA-SUS. A primeira, “Public health education – alternate modalities – using IT & distance learning”, tratou da educação em saúde e as modalidades alternativas utilizando as tecnologias da informação e educação a distância. A segunda, fez parte das apresentações orais, foi intitulada “Free, large scale, long-distance, continuing education for health professionals in Brazil: the case of UNA-SUS” e será focada na experiência da UNA-SUS em produzir cursos em à distância para profissionais de saúde.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Tradução: Sérgio Gaudêncio