Institucional

Brasília sedia a Reunião de Coordenadores da Rede UNA-SUS

O evento teve como objetivo discutir temas relevantes para o fortalecimento da Rede UNA-SUS, bem como reforçar a agenda de articulação com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

- Ascom SE/UNA-SUS



A reunião de coordenadores da Rede UNA-SUS foi realizada em Brasília nos dias 8 e 9 de maio e contou com a participação de representantes das Instituições de Ensino Superior que compõem a Rede, de diversas secretarias do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

O encontro, que acontece semestralmente, teve como objetivo discutir temas relevantes para o fortalecimento da Rede UNA-SUS, bem como reforçar a agenda de articulação com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

A mesa de abertura contou com a presença da Diretora da Fiocruz Brasília e Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio; do Assessor de Gabinete da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), Marcos Vinícius Soares Pedrosa; da coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), Jamyle Calencio Grigoletto e a Presidente da SBMFC, Zeliete Zambon e da Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da SGTES (DEGES/SGTES), Lívia Méllo, que realizou uma palestra sobre trabalho e educação em saúde.

Na segunda mesa da manhã foi apresentado o acordo de cooperação entre a UNA-SUS e a SBMFC para a oferta de cursos de especialização em medicina de família e comunidade do Mais Médicos. Participaram da apresentação Fabiana, Zeliete, o coordenador de Avaliação e Monitoramento da UNA-SUS, Alysson Lemos e a assessora da SE/UNA-SUS e coordenadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Débora Dupas. 

O curso, que foi iniciado no dia 6 de maio, é ofertado por oito Universidades da Rede UNA-SUS: UFMA, UFSC, UFMG, UnB, Fiocruz Mato Grosso do Sul, Unifesp, UFC e UFAM. “Reverencio as IES pelo árduo trabalho, que começou em 2019. Quem ganha, é o SUS”, afirmou Fabiana.

 De acordo com Lemos, o curso é inovador tanto pelo ponto de vista tecnológico quanto educacional. “Esse é o maior modelo de especialização em medicina de família e comunidade do mundo”, ressaltou o coordenador.

O evento contou ainda com a apresentação da nova identidade visual da UNA-SUS, apresentada pela designer Claudia Peixoto; com a Oficina de Saúde Digital, na qual os coordenadores iniciaram a elaboração de uma Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) para o Mestrado Profissional em Saúde Digital.

Também foi realizado o lançamento do Edital de Pesquisa, juntamente com a apresentação das propostas do número especial na Revista da SBMFC e do periódico sobre as formações do 1º Ciclo de Provimento.



Fonte: SE/UNA-SUS