Geral

Brasil Sorridente completa 10 anos beneficiando 80 milhões de pessoas

- Ascom SE/UNA-SUS



O programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde completou dez anos em 2014. O objetivo do programa é ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito. Atualmente, já são 23 mil equipes de saúde bucal atendendo quase 80 milhões de pessoas.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, 90% das cidades do país já contam com pelo menos um dentista para assistir a população que mais precisa. "Nós tínhamos em 40% dos municípios brasileiros equipes de saúde bucal, hoje nós temos em quase 90%. Significa dizer que em quase 90% do Brasil, das cidades brasileiras, nós temos pelo menos um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Aumentou o acesso para pessoas que necessitam e utilizam o Sistema Único de Saúde e interiorizou o trabalho dos profissionais de odontologia", destaca.

O coordenador de Saúde Bucal explicou ainda que o programa Brasil Sorridente vai além de tratar os dentes dos brasileiros. "Resgatar saúde bucal para o cidadão brasileiro é resgatar sua autoestima, e nós sabemos que a falta de saúde bucal pode, inclusive, ser fator restritivo até para o ingresso no mercado de trabalho. Portanto, nós estamos resgatando a autoestima das pessoas, nós estamos resgatando o direito dessas pessoas de terem acesso à saúde bucal e se expressar de uma maneira que seja saudável para todos", explica o coordenador.

A dona de casa Francisca Maria Araújo sabe bem disso. Ela conta que voltou a sorrir graças ao programa Brasil Sorridente. "Mudou muito a minha vida porque a minha prótese já era muito arcaica. O serviço foi muito bem feito. A minha ficou excelente", comemora.

Em dez anos do Brasil Sorridente, foram inaugurados mil Centros de Especialidades Odontológicas no Brasil. Em 2013, o investimento do Ministério da Saúde no programa chegou a 745 milhões de reais.

 

Fonte: Blog da Saúde