Institucional

Boas práticas em gestão de cursos é tema do XXIII Encontro Nacional da Rede UNA-SUS

Coordenadores da Rede trocaram experiências e avaliaram os avanços obtidos desde o último encontro, em Foz do Iguaçu.

- Ascom SE/UNA-SUS



Coordenadores das instituições de ensino superior integrantes da Universidade Aberta do SUS se reuniram no XXIII Encontro da Rede, que ocorreu em Brasília, nos dias 5 e 6 de abril. À luz do tema Boas práticas em gestão de cursos online, os participantes trocaram experiências e avaliaram os avanços obtidos desde o último encontro, em Foz do Iguaçu.

A abertura do evento contou com a participação da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Cláudia Brandão, e do secretário executivo da UNA-SUS, Manoel Barral-Netto, que ressaltou que a oficina objetiva a melhora das práticas de gestão e integração da Rede. Esta foi a primeira vez em que o novo secretário se reuniu com todo o grupo de coordenadores, desde que assumiu a secretaria executiva, em novembro do ano passado.

Para Barral, a UNA-SUS tem um papel claro e muito importante na formação em larga escala de profissionais, que só é possível por meio do ensino a distância. “Essa oficina, especificamente, traz uma contribuição técnica sobre como a Rede funciona, e isso promove integração. Esse contato entre coordenadores de diversos núcleos traz aspectos de troca que são muito importantes”, afirmou.

A diretora do DEGES ressaltou o compromisso do Ministério da Saúde com o projeto. “Defendemos a UNA-SUS com garra, pois sabemos da importância”. Para Brandão, os 10 anos de constituição da Rede é um marco e “ter essas instituições, com expertises diferenciadas, trabalhando em prol da educação em saúde do país não tem preço”, destacou.

Planejamento Estratégico

Com uma composição majoritariamente feminina - 80% - e mais de 100 mil alunos de graduação, a diversificação de ofertas e a inclusão de mais cursos livres têm fortalecido o crescimento exponencial da UNA-SUS. “Em julho de 2017, a UNA-SUS bateu a marca de 1 milhão de matrículas. De lá para cá, o sistema seguiu com uma média de 35 mil novas matrículas por mês. A tendência é aumentar esse número ainda mais, à medida que a gama de ofertas de diversifica”, explicou Lemos.

O coordenador também pontuou que, apesar da ampla cobertura da UNA-SUS, as instituições integrantes encontram-se em momentos estruturantes distintos, o que exige um planejamento estratégico para que isso possa ser equalizado. “Há instituições que estão desde o início da UNA-SUS, portanto em um processo mais avançado e mais atuante na oferta de cursos, outras ainda se encontram no início desse processo, buscando conhecimentos técnicos e expertise”, destacou.

Além dos parâmetros técnicos, o coordenador enfatizou a necessidade de se fazer um levantamento dos preços praticados em todo o território, para que se conheça a realidade dessas universidades e, a partir disso, seja possível propor ações para amenizar os custos. “Esse levantamento não é só importante para o nosso planejamento, mas também para dar devolutivas aos órgãos de controle”, explicou.

Dado o histórico trabalho em rede da UNA-SUS, Brandão acredita ser natural que esse processo seja construído coletivamente. “A Rede UNA-SUS apresenta uma trajetória consolidada no desenvolvimento de educação a distância e papel estratégico na educação permanente de profissionais de saúde. Tendo em vista a gama de universidades e a expertise de cada uma, queremos construir todo esse processo em conjunto”, enfatizou.

Boas práticas na gestão de cursos online

O evento contou com mais de 10 mesas de temáticas técnicas, que abordaram temas como coleta e gestão de dados de perfil e pesquisas de opinião e satisfação dos estudantes utilizando o Moodle, apresentação realizada pelo coordenador de gestão do conhecimento, Vinícius Oliveira e pelas responsáveis pelas equipes de produção e moodle da SE/UNA-SUS, Laura Gris e Luciana Dantas. Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa de satisfação dos usuários. O estudo, realizado desde 2015, teve como objetivo coletar informações a respeito da percepção dos alunos em relação aos cursos da Secretaria Executiva.

Além disso, o coordenador de Monitoramento e Avaliação da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos, apresentou um estudo sobre os temas e propostas de intervenção dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos participantes do Programa Mais Médicos e também abordou incentivos às pesquisas e publicações do sistema UNA-SUS.

Outro destaque foi a apresentação do SISPRO, um sistema desenvolvido pela SE/UNA-SUS para realizar o gerenciamento unificado do planejamento de projetos executados no âmbito da Fiotec, incluindo cursos e aplicativos. O sistema foi apresentado pelo coordenador de administração e o analista de sistemas da SE/UNA-SUS, Jaime Oliveira.

As boas práticas de comunicação entre os diversos atores da Rede e o novo portal da UNA-SUS também foram apresentados ao público. Ao integrar os diversos sistemas e aplicativos da UNA-SUS, o novo site trouxe uma gama de funcionalidades personalizadas, considerando os diferentes perfis de usuários. A apresentação foi realizada pelas jornalistas da SE/UNA-SUS, Cissa Paranaguá, Claudia Bittencourt e o engenheiro de software, Onivaldo Rosa Junior.

Para Anaclaudia Fassa, que coordena a UNA-SUS/UFPel desde que a instituição entrou na Rede UNA-SUS, em 2011, afirmou que o encontro e as discussões foram muito produtivas, favorecendo uma diversidade de iniciativas e promover a troca de experiências.

“O encontro e as discussões foram muito interessantes e esse tipo de evento é importante para que toda a Rede consiga se qualificar, padronizar alguns processos e estabelecer critérios de qualidade para atender os profissionais de saúde do Brasil e fortalecer o nossos SUS”, disse.

Fonte: SE/UNA-SUS