Curso

Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

A capacitação trata do atendimento à população idosa de forma especializada, levando em consideração as necessidades desses usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes inseridos nesse contexto.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o novo curso online Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA). A qualificação trata das orientações em saúde relacionadas ao cuidado à pessoa idosa com deficiência, com destaque para os serviços prestados na Rede de Atenção à Saúde voltados para essa população e o papel da Atenção Básica nesse processo.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 7 de março de 2022, pelo link. O início é imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é totalmente gratuito.

Com carga horária de 60 horas, a capacitação possibilitará a qualificação do atendimento à população idosa de forma especializada, levando em consideração as necessidades desses usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes inseridos nesse contexto.

Dessa forma, o curso traz temas como a transição demográfica e epidemiológica no Brasil e a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, o Plano Terapêutico Singular e a reabilitação da funcionalidade da pessoa idosa, avaliação multidimensional e plano de cuidados na reabilitação desses pacientes. As síndromes geriátricas e a reabilitação da pessoa idosa com comprometimento funcional também são abordadas, além das tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa idosa com deficiência, entre outros assuntos.

A capacitação é fruto da parceria com o Ministério da Saúde (CGSPD/DAET/SAES/MS), e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e UNA-SUS/UFMA.

Para conhecer outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos.