Curso

Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Considerada uma condição de urgência e emergência, o Traumatismo Cranioencefálico (TCE) pode acometer crianças, adultos e idosos em variados níveis de gravidade.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde e demais interessados já podem se matricular no mais novo curso Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão, uma instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA), a qualificação tem como objetivo preparar o cursista acerca dos cuidados em saúde direcionados à pessoa que sofreu TCE, com destaque para os processos de avaliação, classificação de gravidade e estratégias de reabilitação do paciente inserido nesse contexto.

Com carga horária de 30 horas, o curso é gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 30 de junho de 2022, pelo link.

Considerada uma condição de urgência e emergência, o Traumatismo Cranioencefálico (TCE) pode acometer crianças, adultos e idosos em variados níveis de gravidade. Por isso, a capacitação aborda desde uma avaliação primária e classificação de gravidade da pessoa com TCE, seguido dos processos e pressupostos básicos dos cuidados de atenção à saúde desse paciente - e os devidos instrumentos de avaliação - até a qualidade de vida e tratamento após o TCE, envolvendo estratégias para a inclusão na comunidade.

Disponibilizado em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), o curso também oferece versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recursos multimídia, e-books, material em PDF, infográficos, vídeo e questionário.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS).

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: UNA-SUS/UFMA