Curso

Assistência à pessoa amputada é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Com carga horária de 30h, o curso orienta os profissionais de saúde no cuidado integral da população com deficiência física, com destaque às questões de funcionalidade e reabilitação.

- Ascom SE/UNA-SUS



Compreender as orientações em saúde direcionadas às pessoas com amputação de membros - no contexto do cuidado integral da população com deficiência física -, com destaque para as questões de funcionalidade e reabilitação, é o objetivo do curso “Atenção à Pessoa Amputada”. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2021 pelo link. O início é imediato.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Por meio dessa capacitação, o cursista será capaz de reconhecer as classificações das amputações, diferenciar o atendimento à pessoa amputada na Atenção Primária à Saúde (APS) e no Centro Especializado em Reabilitação (CER), além de compreender as etapas que compõem as fases cirúrgicas e as etapas que compõem as fases pré-protética e protética da amputação de membros.

Com carga horária de 30 horas, o curso  é ofertado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional, totalmente gratuito e com início imediato. Tem como público-alvo profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: Infográficos, podcast, folder, videoaula, cartilha, entre outros.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão. A emissão é feita pelo ambiente virtual, por meio da opção “Certificação”, localizada no menu lateral à direita.

TEMÁTICAS ABORDADAS

A capacitação aborda marcos históricos que fizeram parte da evolução da amputação, entre outros assuntos como: Etiologia e epidemiologia das amputações de membros no SUS; Classificação das amputações de acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF); Fases pré-cirúrgica e cirúrgica nas amputações; Fase pós-cirúrgica imediata; Fase pré-protética (avaliação geral e específica); Fase protética; O atendimento e acompanhamento de pessoas com amputações de membros na Atenção Primária à Saúde; Benefícios esperados.

OUTROS CURSOS DO PROGRAMA

Integrante do programa de capacitações com enfoque no cuidado integral da população com deficiência, o curso “Atenção à Pessoa com Síndrome de Down” possui carga horária de 30 horas e aborda as particularidades e características da trissomia 21 e a atuação da Rede de Atenção à Saúde voltada para esse público, abordando temas como diagnóstico clínico e reabilitação. Para fazer a inscrição, clique aqui.
 

Fonte: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA