Geral

Aplicativo calcula risco de morte por doenças cardiovasculares

- Ascom SE/UNA-SUS



A equipe do TelessaúdeRS/UFRGS desenvolveu em julho deste ano o aplicativo “Risco Cardiovascular”, para facilitar o trabalho de médicos e profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica (APS/AB) na tomada de decisões clínicas.

O aplicativo é baseado na calculadora de escore de Framingham para riscos cardíacos. A partir da coleta de informações do paciente é estimada a possibilidade de falecimento por doenças cardiovasculares em dez anos, e são fornecidas orientações de conduta para o profissional em cada caso.

Todos os aplicativos do TelessaúdeRS/UFRGS são gratuitos e estão disponíveis para download no sistema Android, em breve também serão fornecidas versões para o sistema iOS.

O escore de Framingham estratifica o risco de morte em 10 anos por:

·         doença coronariana;

·         infarto não fatal;

·         angina;

·         acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico fatal ou não fatal;

·         ataque isquêmico transitório;

·         claudicação intermitente;

·         insuficiência cardíaca.

E também é usado para:

·        estimar o risco de eventos cardiovasculares em indivíduos sem doença aterosclerótica manifesta (cardiovascular, cerebrovascular ou periférica).

Para realizar o cálculo, o profissional de saúde precisa fornecer informações do paciente relativas à idade, sexo, pressão sistólica, colesterol total, colesterol HDL, uso de medicações anti-hipertensivas, tabagismo e diabetes. A partir destes dados o aplicativo classifica o indivíduo em três possíveis categorias: categorias risco baixo (inferior a 10%), risco intermediário (entre 10% e 20%) e risco alto (acima de 20%).

Para fazer o download e conhecer essa nova ferramenta para auxiliar o trabalho na APS/AB acesse:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sisqualis.calculadora_risco_cardiovascular

Fonte: TelessaúdeRS/UFRGS