Curso

Amamentação e introdução à alimentação complementar é tema de novo curso da UNA-SUS/UFSC

Com carga-horária de 30h, o curso tem como objetivo o estímulo ao desenvolvimento de ações de apoio e promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável nas UBS.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos sobre amamentação e introdução da alimentação complementar, já podem se inscrever no mais novo curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. Baseado no Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, o curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato.

As matrículas podem ser realizadas até 30 de setembro de 2021, pelo link.

A oferta educacional foi desenvolvida em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM) do Ministério da Saúde (MS), e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo a coordenadora do curso, Sheila Rubia Lindner, a capacitação tem como objetivo promover a compreensão sobre possíveis mudanças na percepção e nas ações profissionais cotidianas que podem resultar em uma atenção mais qualificada nas ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável na Atenção Primária à Saúde (APS).

“O aleitamento materno é a estratégia que, isoladamente, mais impacta na redução da mortalidade infantil por causas evitáveis. O leite materno fornece nutrição adequada, ajuda a desenvolver a imunidade infantil e contribui para a saúde física e emocional da criança. Este é um curso que certamente trará reflexões sobre como desenvolver ações sobre esse tema tão importante no atendimento a crianças e famílias de crianças pequenas”, destaca Sheila.

Com carga horária de 30h, o curso está dividido em nove unidades que tratam especificamente dos seguintes temas: alimentação, saúde e desenvolvimento infantil; o panorama sobre a situação do aleitamento materno e da alimentação complementar no brasil; o que influencia as práticas de aleitamento materno e alimentação complementar; a proteção legal da amamentação e da alimentação infantil; técnicas de aconselhamento; guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos; recomendações para bebê menor de 6 meses, crianças de 6 a 24 meses e promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável na atenção primária à saúde.

Para tornar a experiência de aprendizado mais interessante, o curso trabalha com vídeos, infográficos, imagens, ícones de aprendizagem, indicação de leituras complementares de acordo com as temáticas abordadas e questões avaliativas.

“A metodologia diferenciada desse curso se reflete, principalmente, na relação dinâmica entre teoria e prática, na apropriação e discussão das questões que envolvem a saúde voltada para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável na Atenção Primária à Saúde.”, reitera a coordenadora.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos 


Fonte: SE/UNA-SUS