Curso

Abordagem das síndromes geriátricas e cuidados paliativos na APS são temas de novo curso da UNA-SUS

Profissionais e estudantes da saúde interessados podem se matricular até o dia 18 de dezembro de 2021.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso Abordagem das síndromes geriátricas e cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde, oferecido pela Fiocruz Brasília em parceria com a SE/UNA-SUS.

Profissionais e estudantes da saúde interessados podem se matricular até o dia 18 de dezembro de 2021, pelo link. O início é imediato e, como todos os cursos da UNA-SUS, a oferta é gratuita e oferece certificação.

Com carga horária de 12 horas, o curso tem como objetivo geral qualificar a atuação dos profissionais de saúde para a abordagem de síndromes geriátricas e os cuidados paliativos no âmbito da Atenção Primária à Saúde, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.

Para isso, os conteúdos abordam as síndromes geriátricas e os cuidados paliativos no âmbito da Atenção Primária à Saúde, destacando a importância e aplicação apropriada da avaliação multidimensional da pessoa idosa. Auxiliam na identificação das principais síndromes geriátricas por meio da avaliação multidimensional da pessoa idosa e qualificar o cuidado paliativo no âmbito domiciliar provido pelas equipes de Atenção Primária à Saúde.

A qualificação também aborda as formas de reconhecimento das principais síndromes geriátricas conforme protocolos vigentes - como os Cadernos de Atenção Básica, Cadernos de Atenção Domiciliar e PCDTs do Ministério da Saúde; Além dos direitos da pessoa idosa relacionados à aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada e demais direitos definidos pela Constituição da República e pela legislação vigente, incluindo o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).

Para saber mais sobre esses e outros cursos da UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS