Curso

Abertas inscrições para processo seletivo do Curso de Aperfeiçoamento de Preceptores

Edital publicado nesta quarta-feira (21) vai disponibilizar 2.800 vagas. Inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (26).

- Ascom SE/UNA-SUS



Visando qualificar e fortalecer as residências em saúde no país, o Ministério da Saúde publicou edital para a seleção de preceptores de Programas de Residência Médica ou Residência em Área Profissional da Saúde (uniprofissional e multiprofissional) para o Curso de Aperfeiçoamento de Preceptores de Residências em Saúde.  

O edital disponibiliza 2.800 vagas para o curso, que será ofertado na modalidade EaD pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS).  Ao realizar a qualificação, o profissional receberá mensalmente um incentivo financeiro no valor de R$ 2.100, pelo período máximo de seis meses. 

As inscrições podem ser feitas no período de 26 de fevereiro a 21 de março de 2024, por meio de formulário eletrônico disponível no portal. Para mais informações, o e-mail de contato é: edital-residencia@saude.gov.br. 

A preceptoria é um componente fundamental na qualidade do processo formativo de residentes visto que preceptores são responsáveis por integrar o ensino e o serviço, a teoria e a prática, além de compartilhar experiências e conhecimentos junto ao residente, contribuindo para o desenvolvimento de competências para a realização de atividades profissionais confiáveis.

Nove áreas temáticas 

A oferta educacional terá uma carga horária mínima de 180 horas e carga horária máxima de 245 horas a serem cumpridas no prazo de 6 meses, composto por 23 microcursos, abrangendo nove áreas temáticas: 

  • Fundamentos do SUS;
  • Gestão em Saúde;
  • Atenção à Saúde;
  • Promoção em Saúde;
  • Valores Profissionais;
  • Educação;
  • Abordagem Familiar;
  • Comunicação;
  • Trabalho em Equipe.


O público-alvo do edital são preceptores de Programas de Residência Médica ou de Residência em Área Profissional da Saúde, vinculados às instituições proponentes, credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS), cuja natureza jurídica seja pública ou privada sem fins lucrativos.   

Serviço

Edital: disponível no site.

Curso: Aperfeiçoamento de Preceptores de Residências em Saúde

Inscrições: de 26 de fevereiro a 21 de março, por meio de formulário eletrônico disponível no portal

Incentivo financeiro: R$ 2.100, pelo período máximo de seis meses. 

Dúvidas: para o e-mail edital-residencia@saude.gov.br.