Curso

Está no ar o Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

Os cursos que compõem o Programa abordam temas como envelhecimento, condições clínicas e avaliação multidimensional.

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o Programa de Formação Modular de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Esta é a primeira oferta no formato de programa modular oferecido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS).

Profissionais de saúde, em todos os níveis, e demais interessados no tema podem se matricular nos cursos, clicando aqui.

A oferta é resultado da construção conjunta entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS/MS), do Ministério da Saúde e a UNA-SUS/Fiocruz, e faz parte do desafio de qualificação dos profissionais do SUS para ao atendimento nessa área.

O Programa é integralmente online e está organizado em quatro séries, compostas por diversos cursos, de início imediato e certificados individualmente.

Eles podem ser feitos em qualquer ordem, de acordo com as necessidades pessoais de aprendizagem e de tempo disponível.

Duas destas séries já possuem ofertas disponíveis. Confira! 

Série Conhecimentos Gerais - já disponível!

Com carga horária de 34h, esta série é composta por três cursos e aborda o envelhecimento no Brasil e no mundo, os conceitos sobre envelhecimento, formas de mapeamento da população idosa e as principais condições clínicas.

Série Avaliação Multidimensional - já disponível!

Com carga horária de 51h, esta série aborda o que é e as formas de fazer a avaliação multidimensional da pessoa idosa e apresenta algumas ferramentas que auxiliam o profissional de saúde na sua prática diária.

Série Promoção e Prevenção - aguarde!

Com 60 horas, esta série abordará as questões relativas à promoção e manutenção da autonomia da pessoa idosa, no contexto multidimensional.

Série Cuidados em Domicílio - aguarde!

Também com 60 horas, a série abordará as questões relativas aos cuidados de pessoas idosas em domicílio tanto em questões clínicas quanto sociais.

Os cursos das últimas duas séries listadas estarão disponíveis no decorrer do segundo semestre de 2018. Para ser informado sobre os novos cursos, deixe seu e-mail aqui: http://bit.ly/PFModI.

Para saber mais:

Veja a entrevista da coordenadora da COSAPI, Cristina Hoffman, no Facebook do Ministério da Saúde. Nessa entrevista, Cristina falou sobre Saúde da Pessoa Idosa e envelhecimento saudável”



Fonte: SE/UNA-SUS