Curso

A Enfermagem no Contexto das Hepatites Virais é tema de novo curso da UNA-SUS

A capacitação faz parte das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para eliminação das hepatites virais até 2030.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso online "A Enfermagem no Contexto das Hepatites Virais", oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFCSPA). A oferta é fruto da parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS).

As matrículas podem ser realizadas até 29 de novembro de 2023, pelo link. A capacitação tem como público-alvo os profissionais de enfermagem, mas é aberta a demais interessados no tema. Após a matrícula, o início do curso é imediato.

Rumo à eliminação das hepatites virais até 2030


O Brasil, como signatário da proposta da Organização Mundial de Saúde para eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública até 2030, que visa reduzir em 90% as novas infecções e 65% a mortalidade por esses agravos, vem desenvolvendo diferentes ações para o alcançar esse objetivo. Dentre as estratégias para eliminação está a capacitação da enfermagem para o cuidado às pessoas com hepatites virais.

A enfermagem é uma área estratégica, com atuação direta na elaboração, implementação, ampliação e gestão das políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS), em virtude do seu potencial multiplicador e articulador junto às equipes, em todos os níveis de atenção, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS).

O curso possui carga horária de 40, divididas em duas unidades. Com a oferta, os enfermeiros serão apresentados aos conceitos e elementos que subsidiarão suas práticas para o enfrentamento das Hepatites Virais considerando determinação social do processo saúde-doença nos grupos sociais de seus territórios de atuação, conhecendo políticas de saúde gerais e específicas, no intuito de elaborar e implementar estratégias que possam ampliar o acesso para prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de grupos sociais vulneráveis às hepatites virais, no contexto da Rede de Atenção à Saúde do SUS.

Para saber mais sobre os outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do DCCI/SVS/MS.