Institucional

28ª Reunião da Rede aborda a Importância da Rede UNA-SUS para a Formação Profissional no Brasil

A última mesa do evento contou com a participação de representantes do CONASS, Fiocruz e UNA-SUS.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Importância da Rede UNA-SUS para a Formação Profissional no Brasil foi tema da última mesa da 28ª Reunião da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O evento ocorreu entre os dias 9 e 12 de novembro de 2021.

Para a coordenadora da UNA-SUS/UFPI, Lis Marinho, a mesa ratifica a grande importância da Rede UNA-SUS, criada para melhorar a assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde, tendo como instrumento dessa melhoria a formação dos recursos humanos. “A excelência dessa Rede está nas universidades, que realizam um trabalho sério, comprometido e que pensa, acima de tudo, nos usuários que precisam de profissionais bem capacitados com informações baseadas em evidências”, afirmou.

A atividade foi coordenada pelo assessor da SE/UNA-SUS, Francisco Campos, que afirmou a importância da discussão pelo ponto de vista dos três palestrantes convidados.

A Importância da Educação na Saúde para o SUS e o papel do CONASS foi tema da palestra ministrada pelo assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Haroldo Jorge de Carvalho. Ele conta que é o responsável pela área de gestão do trabalho e educação em saúde no conselho, realizando o acompanhamento das 27 secretarias estaduais de saúde.

“A constituição do SUS traz uma história nova para o nosso país, em que os brasileiros passam a visualizar a saúde como um direito. A partir dessa construção, começa o conceito de universalidade, integralidade, equidade e participação social, princípios que compõem o Sistema público, no qual a importância sempre deve ser destacada”, afirmou.

Haroldo apresentou as três bases jurídicas importantes para a construção da educação em saúde no SUS. Primeiramente, a Constituição Federal, que afirma que compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos em saúde. Em segundo, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, principal estratégia do SUS para formação dos trabalhadores, que traz conceitos sobre a integração ensino e serviço e aprendizagem significativa. “Portanto, o objetivo da política é a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho”, explicou. Por último, a Lei Orgânica da Saúde também foi destacada como uma das bases que organizam essa ação. Nesse contexto, o CONASS tem o papel de fortalecer as 20 escolas estaduais de saúde pública do país.

A construção da Rede UNA-SUS e o impacto social de sua formação foi abordada pelo mestre em medicina tropical, doutor em biomédica e coordenador do NETHIS/Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana, ator fundamental para a implementação da UNA-SUS.

Paranaguá apresentou os passos da criação da UNA-SUS, abordando quais foram os marcos normativos, institucionalização, antecedentes e avanços, dificuldades e futuro. “Destaco a consolidação institucional da Rede e a capacidade de cumprir sua missão. Esse é o esforço mais importante, e que para mim, também representa o grande avanço da UNA-SUS”, afirmou. “Não abdiquem da luta, resistência, persistência e insistência. Desenvolvam a resiliência paciente para continuar a construção deste projeto tão importante para o futuro do nosso Sistema único de Saúde”, finalizou.

O coordenador de monitoramento e avaliação da SE/UNA-SUS Alysson Feliciano Lemos abordou os números Rede UNA-SUS. “Há 11 anos, efetivamos concretamente  o que é o Sistema UNA-SUS. De lá para cá, houve muito trabalho, esforço e evolução”, afirmou.

Alysson relembrou os princípios técnicos que norteiam a UNA-SUS, como o acesso aberto ao conhecimento: interoperabilidade e reutilização; colaboração em rede das instituições participantes; produções educacionais centradas no trabalhador, considerando suas necessidades e valorizando as trajetórias profissionais, além da contribuição com a integração ensino-serviço-comunidade na área de atenção à saúde.

“Atualmente a UNA-SUS tem uma capacidade 10 vezes maior para ofertas de cursos de Especialização em Saúde da Família, por ter sido ancorada no fortalecimento da expansão da Atenção Primária no país”, contextualizou. “Se hoje temos diversas outras modalidades de formação, é em função da experiência adquirida da produção e oferta dessas especializações”.

Entre os números de destaque, estão os mais de 18.781 recursos educacionais disponíveis no ARES e mais de 1,3 milhões de usuários cadastrados. São 377 cursos lançados, produzidos por 28 das 34 instituições que compõem a Rede. Atualmente, a UNA-SUS conta com mais de 5,6 milhões de matrículas e 2,1 conclusões em 1.185 ofertas educacionais.

“Temos uma grande responsabilidade em relação ao contexto da educação à distância na vida dos trabalhadores do SUS. Estamos sempre em busca de melhorias dos processos para que as nossas oportunidades educacionais seguem da melhor forma possível na tela dos nossos estudantes”.

Para assistir à palestra na íntegra, acesse o canal da UNA-SUS/UFPI no YouTube.



Fonte: SE/UNA-SUS