Institucional

27º Encontro da Rede UNA-SUS realiza o 1º Encontro Alumni da UNA-SUS

O encontro Alumni teve a participação de alunos dos cursos da UNA-SUS para compartilhar as experiências adquiridas por meio das certificações

- Ascom SE/UNA-SUS



O 27º Encontro da Rede UNA-SUS contou com uma experiência inédita no segundo dia de programação (10/8/21), o 1º Encontro Alumni. Pela primeira vez, alunos de ofertas da UNA-SUS participaram de debate sobre a importância das qualificações em sua vida profissional.

O grupo foi composto pela enfermeira de Uruguaiana/RS, Fabiana Sanchotene Veppo, com mais de 120 ofertas concluídas, pelo médico da paraíba, Edmilson Guimarães da Silva, que possui mais de 115 certificações da UNA-SUS e o também médico, José Fittipaldi Neto, que se destacou como participante do Programa Mais Médicos. A mesa foi moderada pelo coordenador de avaliação e monitoramento da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos. “O objetivo dessa atividade é ouvir os egressos de cursos para que possamos refletir e aprimorar os processos de produção de ofertas do sistema UNA-SUS, alinhada com as expectativas dos alunos”, afirmou.

Recordista no número de ofertas realizadas entre o grupo, Fabiana é graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Pampa no Rio Grande do Sul, na cidade de Uruguaiana (RS).

Fabiana conta que sempre foi muito curiosa. A sede pelo conhecimento fez com que ela questionasse muitas informações e processos de trabalho. “Por quê?” era sempre uma palavra-chave para a enfermeira. Certo dia, uma colega de Fabiana indicou os cursos da UNA-SUS, “ela disse que os cursos sempre serviam de apoio para as dúvidas do dia a dia”, contou. “Logo entrei no site e me apaixonei! Chegava em casa do trabalho, à noite, e estudava. O bom é que você pode estudar a hora que quiser”, ressaltou.

Entre os cursos que mais gostou, Fabiana destaca as ofertas sobre Saúde da Mulher, Prevenção ao Suicídio da UFSC, seus temas de maior interesse e maior necessidade no dia a dia de trabalho. Fabiana conta que por meio dos cursos da UNA-SUS, atualizou o fluxograma de trabalho da UBS, desde a chegada do paciente, com o acolhimento, até e após a consulta com o médico. 

Na UBS, Fabiana foi percebendo a necessidade de aprimoramento de algumas demandas. Assim, indicou a UNA-SUS para os colegas, mas antes começou a ajudá-los no processo de letramento digital, com criação de e-mails individuais. Depois, os colegas começaram a fazer os cursos juntos, interagindo. “Os cursos me deram mais segurança para trabalhar, contribuem muito com minha formação, pois saímos da faculdade ainda muito despreparados. Às vezes precisamos de apoio, e eu encontrei esse auxílio na UNA-SUS”, afirmou.

O paraibano Edmilson é um apaixonado por conhecimento. Além da medicina, área em que se formou há 43 anos, ele tem graduação em história e psicologia. Ele conta que entrou para o Programa de Saúde da Família em 1999, e que nessa época, “havia dificuldade de procurar grandes centros ou de participar de congressos, nem sempre era possível”. Na UNA-SUS, viu a oportunidade de escolher os temas de maior interesse para estudar sem sair de casa.

O médico destacou a qualidade do curso Violência por Parceiro Íntimo no Contexto Familiar, Redes de Atenção à Violência por Parceiro Íntimo, Violência por Parceiro Íntimo: Definições e Tipologias e Violência por Parceiro Íntimo e Perspectiva Relacional de Gênero, da UFSC. Outras preferências foram os cursos de Saúde da Mulher e Saúde Mental, da Unifesp; além da oferta de Hanseníase na Atenção Básica. Inclusive, esse último o possibilitou de realizar um diagnóstico em uma paciente.

Edmilson conta que por causa dos cursos foi possível realizar o procedimento hipodermóclise, que consiste na administração de medicamentos pela via subcutânea. Além disso, compartilhou a experiência com uma enfermeira que trabalhou em Caruaru (PE). “Ao utilizar o conhecimento dos cursos na própria rotina, é possível internalizar mais facilmente, mesmo que muitas vezes não seja possível elencar as etapas de execução, na mente já está formado, por meio do método dedutivo e indutivo para concluir o diagnóstico ao atender uma pessoa”, afirma. 

O paulistano José Fittipaldi Neto conta que entrou na medicina para estudar cirurgia de cabeça e pescoço. Começou a residência, mas percebeu que sua maior afinidade era nas fases pré e pós-operatórias, no cuidado com o paciente. “Percebi que não era minha área, deixei a residência e comecei a trabalhar na Atenção Primária”. O médico era participante do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), em 2015, quando teve a oportunidade de realizar a especialização em Saúde da Família da UNA-SUS. “A UNA-SUS me deu uma base para que eu conhecesse essa minha nova área. Foi fundamental, porque eu tinha um respaldo pela especialização e pelos demais cursos para enfrentar os meus desafios”, ressaltou. José conta que além dos cursos, os relatos de caso e o apoio do supervisor e tutor foram essenciais para que pudesse exercer esse novo trabalho com mais segurança, como recém formado, nessa área tão complexa que é a Atenção Primária. “Eu sou um fruto da UNA-SUS!”, disse.

Fabiana, Edmilson e José são três entre os mais de um milhão e seiscentos mil usuários cadastrados da UNA-SUS, que têm a oportunidade de se capacitar sobre os mais diversos temas gratuitamente.

Para assistir à palestra na íntegra, acesse o canal do NUTEDS no YouTube.



Fonte: SE/UNA-SUS