Institucional

27ª Reunião da Rede UNA-SUS começa nesta segunda-feira

O Encontro contará com conferências, painéis, mesas interativas, oficinas de compartilhamento de tecnologias.

- Ascom SE/UNA-SUS



Começou, nesta segunda-feira (9/8/21), a 27ª Reunião da Rede UNA-SUS. Sob o tema Educação em Saúde Digital, o evento ocorre virtualmente de 9 a 12 de agosto e reúne todas as Instituições de Ensino Superior que integram a Rede UNA-SUS para ampla discussão em prol da melhoria e transformação da saúde por meio da utilização adequada das tecnologias da informação e comunicação. Além de divulgar os resultados de pesquisas relacionadas à informação e informática em saúde, desenvolvidas no âmbito regional e nacional. O evento foi organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a SE/UNA-SUS.

As palestras são transmitidas ao vivo para o YouTube do NUTEDS/UFC e também ficarão gravadas para acesso posterior. 

O Encontro contará com conferências, painéis, mesas interativas, oficinas de compartilhamento de tecnologias. Nesta edição, também será realizada a quinta Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS. Os melhores trabalhos, sob a avaliação da Comissão Científica, serão convidados para publicação de artigo na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE). 

Durante a cerimônia de abertura, a Secretária Executiva da UNA-SUS e Diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, saudou os palestrantes e agradeceu às instituições anfitriãs do evento. “O tema desta edição é extremamente atual e necessário para o debate na educação em saúde”, apontou.

Fabiana também destacou que esses encontros “reforçam o nosso sentido de Rede, colaboração entre as universidades e possibilidades de ações coletivas que busquem o fortalecimento de ações educacionais”, afirmou.

O Reitor da UNA-SUS/UFC, José Cândido Lustosa, ressaltou que a UFC é uma parceira da UNA-SUS de longa data. “É uma honra participar dessa parceria, que promove melhora da formação dos profissionais de saúde. O tema do evento foi muito oportuno, já que a UFC tem um programa para institucionalizar política de saúde digital na universidade, com foco na educação”, disse. O Reitor também destacou que é importante que a Rede tenha um olhar amplo sobre a promoção de um acesso maior ao ensino à distância.

Para o Reitor da UNA-SUS/UFG, Edward Madureira Brasil, “a UNA-SUS é inspiradora, é algo extraordinário que precisa ser levado à outras áreas do conhecimento”, afirmou. “Quero ressaltar a grande virtude da UNA-SUS, que é colocar instituições públicas trabalhando juntas em prol de um objetivo em comum. Precisamos explorar essa riqueza, a força dessa rede é formidável”, destacou.

A primeira palestra do evento contou com a apresentação da analista técnica de políticas sociais da Coordenação-Geral de Inovação em Sistemas Digitais do DATASUS (CGISD/DATASUS/SE/MS), Gabriela Nunes Neves, que colabora nas ações de implementação das Estratégias de Saúde Digital no Brasil. Também participaram do debate o colaborador da SE/UNA-SUS, Luiz Carlos Lobo; a professora Patrícia Tavares dos Santos, da UNA-SUS/UFG e o coordenador do NUTEDS/UFC, Luiz Roberto de Oliveira.

A mesa redonda Desafios e Experiências na Elaboração de Propostas Educativas em Saúde Digital, moderada pela professora Patrícia Tavares dos Santos contou com as palestras sobre Ensino da Saúde Digital na Graduação, da Profa. Silvana de Lima Vieira dos Santos – UFG; Propostas Educativas para Curso de Especialização em Saúde Digital, com a Profa. Sheila Mara Pedrosa – UFG e Especialização em Saúde Digital: a experiência na seleção de discentes, ministrada por Ana Laura de Sene Amâncio Zara – UFG.



Fonte: SE/UNA-SUS