Curso

2021 começou com matrículas abertas para vinte cursos UNA-SUS

Ofertados pelo Ministério da Saúde, por meio da plataforma UNA-SUS, os cursos abordam temas como sarampo, hanseníase, influenza, tuberculose, TB-HIV, dengue, oncologia, COVID-19 e a saúde do idoso.

- Cissa Paranaguá - Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para vinte cursos UNA-SUS, totalmente gratuitos, online e autoinstrucionais. As matrículas seguem abertas até 25 de junho e o aluno terá até 28 de julho para finalizar todas as atividades e receber o certificado de conclusão.

Mas, depois de um ano atípico, que reforçou a relatividade do tempo, fica a pergunta: para que deixar para amanhã o que pode ser feito hoje? Entre o trabalho, o planejamento anual e aquele resquício de férias sem aglomeração, é possível realizar cursos de 4h, 5h, 6h, 8h, 10h, 12h, 16h, 30h, 45h e até 60h. 

Se dividirmos o tempo do curso de Influenza, por exemplo, que tem duração de 6h, em 31 dias, temos 12 minutos de estudo por dia. Ou o curso de Dengue, com duração de 10h, que consumiria apenas 20 minutos por dia até a sexta de carnaval. Ótimo para quem anda com a agenda cheia, mas não quer perder a oportunidade de aprender mais e rever assuntos. Tudo de um jeito leve e didático. Dá até para alternar com aquela série viciante das plataformas de streamming. Vale lembrar também que doenças como a Dengue costumam sofrer aumento na incidência nesta época do ano e é importante estar preparado para atender a população.

Para aqueles que possuem mais tempo livre, uma boa opção é investir em cursos como o Hanseníase na Atenção Básica, com carga horária de 45h. Ou, ainda, fazer os cinco cursos do Programa de Formação Modular no Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde que também totalizam 45 horas.  

Se a dedicação puder ser ainda maior, recomendamos o curso de Manejo do Sarampo nos serviços de Saúde ou o Manejo da Coinfecção TB-HIV, ambos com 60h de duração. 

Independente do curso que melhor se encaixa na sua rotina, não perca tempo e confira as ofertas!

Manejo do Sarampo nos serviços de Saúde

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.

Para isso, aborda desde o papel do Serviço de Saúde e do profissional no controle do sarampo, com destaque às medidas de prevenção, diagnóstico laboratorial, notificação de casos e também de possíveis eventos adversos pós-vacinação (EAPV), até o devido atendimento, segundo a condição clínica do paciente e dos protocolos preconizados, sem esquecer das medidas de controle de infecção no serviço de saúde.

Carga-horária: 60h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Hanseníase na Atenção Básica

O objetivo é atuar no preparo dos profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Dessa maneira, o curso ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. É dividido em três unidades: vigilância, diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica.

Para dinamizar o aprendizado, são utilizados casos clínicos, vídeo-aulas com explicações de especialistas sobre o tema, além de vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema da videoaula. São também utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos. 

Carga-horária: 45h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Voltado para profissionais de saúde que atuam em toda rede assistencial, a oferta tem como objetivo reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

O conteúdo apresenta casos clínicos interativos com vídeos de especialistas comentando o tema abordado. Além disso, o aluno terá acesso a materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.

Carga-horária: 6h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Coinfecção TB-HIV

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata pessoas com HIV/aids. Portanto, é necessário tratar as doenças de forma conjunta. Para isso, o Ministério da Saúde, por meio da plataforma UNA-SUS, lançou esse curso que fornece subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, às pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV.

Carga-horária: 60h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Dengue

A qualificação tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde quanto ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente. 

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Diagnóstico e Cuidado Onco-hematológico na Atenção Primária à Saúde - APS

O curso tem como objetivo capacitar médicos e profissionais da atenção primária à saúde para assistência ao paciente onco-hematológico, por meio de estratégias de atendimento que garantem ações coordenadas em um cuidado centrado na pessoa.

Carga-horária: 8h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde 

O curso tem como objetivo reconhecer as recomendações apresentadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus e nas documentações oficiais sobre o a doença na Atenção Primária em Saúde.

Carga-horária: 18h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 

Produzido pela Organização Mundial da Saúde e traduzido para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), este curso fornece uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes. 

Carga-horária: 4h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) 

Este curso fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Como identificar um caso e como aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle para garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes.

Carga-horária: 5h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Programa de Formação Modular no Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena 

O curso apresenta caso problema de tuberculose no contexto de um grupo indígena, respeitando as especificidades culturais dessa população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.

Carga-horária: 9h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua 

O curso apresenta caso problema de tuberculose em uma pessoa em situação de rua, respeitando as especificidades desta população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde e SUAS.

Carga-horária: 9h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Geral 

O curso apresenta caso problema de tuberculose em uma família que reside em um grande centro urbano, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Privada de Liberdade 

O curso apresenta caso problema de tuberculose no contexto de um sistema prisional, respeitando as especificidades dessa população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.

Carga-horária: 8h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com HIV

O curso apresenta caso problema de TB-HIV que aborda todos os aspectos da coinfecção e do tratamento oportuno, e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.

Carga-horária: 9h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

Envelhecimento da População Brasileira 

O objetivo desse curso é identificar os fatores que influenciam o contexto do envelhecimento da população brasileira. Para isso, o curso conta com quatro temas: envelhecimento da população em números, conceitos relacionados ao envelhecimento, funcionalidade global da saúde, políticas voltadas à população idosa.

Carga-horária: 8h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa

O objetivo desse curso é realizar avaliação multidimensional da pessoa idosa. Para isso, o curso conta com quatro temas: avaliação multidimensional, avaliação clínica, avaliação psicossocial, avaliação funcional.

Carga-horária: 16h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes em Pessoas Idosas 

O objetivo deste curso é abordar integralmente a saúde da pessoa idosa, conhecendo as peculiaridades de certas condições e agravos. Para isso, o curso conta com quatro temas: visão geral da abordagem clínica de pessoas idosas, peculiaridades das manifestações clínicas em pessoas idosas, os gigantes da geriatria, gerenciando o cuidado.

Carga-horária: 16h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa 

O objetivo desse curso é mapear a população idosa sob a responsabilidade das equipes de atenção básica, para o planejamento das ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e atenção à saúde. Para isso, o curso conta com quatro temas: mapeamento da população idosa, capacidade funcional da pessoa idosa, planos de ação e cuidado, rede de atendimento e suporte.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Caderneta de saúde da pessoa idosa

Dividido em nove fases, o objetivo do curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, abordando temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares.

Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situações-problema, encontrando possíveis soluções nas videoaulas e testando, por fim, os conhecimentos por meio das avaliações formativas.

Carga-horária: 30h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Abordagem familiar e manejo das fragilidades e da rede de apoio

O curso aborda a saúde das pessoas idosas em situação de fragilidade, tendo como foco a participação da família e a mobilização da rede de apoio - formal e informal - para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Para isso, são discutidos temas como a complexidade da atuação das equipes de Atenção Básica, o trabalho em rede e a atuação em contexto domiciliar e comunitário.

Carga-horária: 12h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.


Para saber mais sobre essas e outras ofertas UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.