Geral

13/10, 15h: Participe do Seminário do Dia Mundial da Alimentação

O evento online é realizado pela Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) e do Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis).

- Ascom SE/UNA-SUS



A Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) e do Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), vai promover, na próxima quarta-feira, 13 de outubro, o Seminário do Dia Mundial da Alimentação. Em formato de live, a atividade será transmitida pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube, a partir das 15h. 

A abertura será realizada por representantes da Fiocruz e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A programação vai contar com apresentações de experiências diversas que contribuem para a biodiversidade, melhoram os meios de vida dos agricultores e favorecem a agricultura local, como as Comunidades que Sustentam a Agricultura, as Feiras e o Programa Brasileiro de Modernização de Mercado Hortigranjeiro. 

A vice-diretora da Fiocruz Brasília e coordenadora do Palin, Denise Oliveira e Silva, fará a moderação da atividade, que faz parte das ações em comemoração do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, instituído pela Organização das Nações Unidas em 2021. O objetivo é promover os benefícios desses alimentos para a saúde, estimular o consumo e ampliar o olhar sobre a sua importância para uma alimentação mais diversificada e hábitos alimentares saudáveis. 

O Dia Mundial da Alimentação é comemorada anualmente em 16 de outubro, e está ancorado em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida. O Seminário faz parte das atividades do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA), no âmbito da disciplina Saúde, Cultura e Alimentação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz – Brasília. O evento tem apoio da Universidade de Brasília, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da FAO e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


SERVIÇO:

Seminário do Dia Mundial da Alimentação

Data: 13 de outubro (quarta-feira)

Horário: 15h às 17h

Transmissão pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube.


Confira a programação completa:

15h – 15h15: Abertura

Luciana Sepúlveda, diretora executiva da Escola de Governo Fiocruz – Brasília

Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil

Moderação: Denise Oliveira e Silva, vice-diretora da Fiocruz Brasília e coordenadora do Palin

15h15 – 15h20: Apresentação do vídeo de Abertura

15h20 – 15h40: Comunidades que Sustentam a Agricultura

Juscelino Bezerra, Departamento de Geografia da UnB

15h40 – 16h: Feiras e Frutas, Legumes e Verduras como Patrimônios Culturais

Juliana Izete Muniz, Iphan

16h – 16h20: Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) e os circuitos curtos do sistema alimentar

Marisson Marinho, Conab

16h20 – 16h50: Debate

16h50 – 17h: Encerramento