Geral

UFMG abre inscrições para cursos do Programa de Atenção Domiciliar

- Claudia Bittencourt



A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, abre inscrições para novas turmas de três cursos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância.   As inscrições podem ser realizadas até 31 de maio.

Saiba mais sobre os cursos:

Atenção Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde

O objetivo do curso é qualificar profissionais para a realização de procedimentos e cuidados do paciente em domicílio. O curso tem carga horária de 45 horas e possui cinco unidades, que abordam os seguintes temas: Território, Redes de Atenção e necessidades de Saúde; Gestão e organização da Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde; Avaliação, monitoramento da atenção domiciliar na Rede Básica de Saúde; Classificação, níveis de complexidade e riscos da Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde e Plano de cuidado individual na Atenção Domiciliar. Essa última unidade destaca ações de natureza complementar e compartilhada e ações assistenciais específicas da equipe de enfermagem, do enfermeiro, do médico, do agente comunitário de saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde Família (NASF).

Matrículas podem ser realizadas pelo link.

É destinado a profissionais de nível superior e médio, bem como a gestores que atuam no SUS. Qualquer pessoa, entretanto, pode acessar o curso como visitante – mas, nesse caso, não recebe certificado de conclusão.

O aluno tem até 30 de junho de 2016 para concluir as atividades propostas. Para aqueles que possuem cadastro no Cadastro Nacional Profissionais de Saúde (CNPS), o certificado sai online, imediatamente após a da conclusão avaliação final.

 

Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior

O curso objetiva capacitar profissionais para de prestarem atendimento em domicílio quando o paciente a ser tratado exige cuidados complexos e específicos, como o tratamento de feridas profundas, infecções, entre outros procedimentos do gênero.

As inscrições podem ser realizadas até 31 de maio, pelo link.

A matrícula é aberta a cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Demais interessados no tema podem acessar o curso como visitante – mas, nesse caso, não recebe certificado de conclusão.

 

Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar

O objetivo é qualificar profissionais de saúde para o cuidado à pessoa em oxigenoterapia ou ventilação mecânica no domicílio.

Matrículas podem ser realizadas pelo link.

As vagas são destinadas a assistentes sociais, cirurgiões dentistas, educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Demais interessados podem acessar o curso como visitantes.

O curso possui de 45 horas e aborda temas como:  traqueostomia e avaliação e fisioterapia respiratória.

Todos os cursos são realizados pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon/UFMG), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância tem o objetivo de fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa é online, composto por 19 módulos, oferecidos por diversas universidades da Rede UNA-SUS. Para saber mais, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursoAD.

 

Informações pelo telefone: (31) 3409-9685

Fonte: Nescon