Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

O PROVAB na UNA-SUS

Estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e levá-los para localidades com maior carência para este serviço. Com esse objetivo o Ministério da Saúde lançou, em conjunto com o Ministério da Educação, a portaria interministerial nº 2.087, de 1º de setembro de 2011, que instituiu o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB ao cotidiano brasileiro. 

O PROVAB prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país, supervisionados por uma instituição supervisora, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e 8 horas no curso de especialização.

O curso de especialização é ministrado pelas instituições que compõem a Rede UNA-SUS, que apoia a promoção da formação e qualificação a distância gratuitamente.  A Universidade Aberta do SUS oferece o curso de especialização por meio de sua Rede desde 2012. 

Aqui, o ingressado no PROVAB terá acesso às principais informações referentes a sua atuação durante o programa.

 

 

ACESSO AO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE VIAGENS

 Sistema de solicitação de viagens para as visitas de supervisão.

 

WEB PORTFÓLIO

Como parte das ações de apoio ao PROVAB, a UNA-SUS desenvolveu o Web Portfólio, que é o ambiente de interação que reúne as atividades desenvolvidas pelos participantes do programa, disponível no link: https://sistemas.unasus.gov.br/webportfolio/ 

O acesso ao Web Portfólio é realizado, pelos participantes do PROVAB, por meio da Federação de Autenticação UNA-SUS, utilizando o login e senha cadastrados no “Acesso UNA-SUS”.

PROJETO DE INTERVENÇÃO

O Projeto de Intervenção (PI) é uma proposta de ação a ser realizada pelo médico participante do PROVAB, que deve ter como foco a melhoria das condições de saúde da população, no contexto da atenção básica, e enviado via Web Portfólio.

Para auxiliar os médicos na produção do PI e os coordenadores e supervisores na sua recomendação para o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) da UNA-SUS, disponibilizamos para download o modelo padrão do PI, as orientações para a sua elaboração e os respectivos tutorias.

 MODELO PADRÃO DO PI Salve o arquivo em seu computador. 

 ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PI

 TUTORIAL - PROJETO DE INTERVENÇÃO – MÉDICO

 TUTORIAL - RECOMENDAR PROJETO DE INTERVENÇÃO – COORDENADOR 

 TUTORIAL - RECOMENDAR PROJETO DE INTERVENÇÃO – SUPERVISOR 

 

DOCUMENTOS WEB  PORTFÓLIO

Nesse espaço listaremos os tutoriais de acesso ao Web Portfólio, os quais possuem os passos para o preenchimento dos formulários online referentes aos relatórios de supervisão, direcionados a cada perfil de participante.

 TUTORIAL - RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES - MÉDICO

 TUTORIAL - RELATÓRIO DA PRIMEIRA VISITA DE SUPERVISÃO - SUPERVISOR

 TUTORIAL - RELATÓRIO DE SUPERVISÃO PRÁTICA - SUPERVISOR

 TUTORIAL - RELATÓRIO AMPLIADO DE SUPERVISÃO - SUPERVISOR

 TUTORIAL - RELATÓRIO DE SUPERVISÃO LOCORREGIONAL - SUPERVISOR

  TUTORIAL - PLANO DE TRABALHO - COORDENADOR

 TUTORIAL - AUTOAVALIAÇÃO - MÉDICO - 2ª SOMATIVA

 TUTORIAL - AVALIAÇÃO – SUPERVISOR - 2ª SOMATIVA

 TUTORIAL - AVALIAÇÃO - GESTOR MUNICIPAL - 2ª SOMATIVA

 TUTORIAL - NOVAS FUNCIONALIDADES DO WEB PORTFÓLIO - COORDENADOR

 TUTORIAL - NOVAS FUNCIONALIDADES DO WEB PORTFÓLIO – SUPERVISOR