PROFAGS

O Ministério da Saúde financiará a abertura de 250 mil vagas para qualificação de agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate à endemia (ACE) como técnicos em enfermagem em todo Brasil.

Os agentes serão capacitados com um curso totalmente gratuito, na modalidade presencial ou semipresencial, oferecido por instituições de ensino públicas e privadas, habilitadas pelo Ministério da Educação, que poderão se credenciar ao Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS), de acordo com as regras do Edital de Credenciamento nº 01/2018, que terá vigência de terá vigência de 20 meses, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses.

Aqui, você terá acesso às principais informações referentes a sua atuação durante o programa.


Instituição Ofertante

A Instituição interessada em fazer parte do Programa para oferecer a capacitação deverá encaminhar a documentação exigida ao Ministério da Saúde. Posteriormente, uma equipe técnica especialmente designada analisará as propostas e os documentos de habilitação em até 10 dias, a contar de seu recebimento. Após a análise, em até 5 dias úteis, o resultado do credenciamento será comunicado, por e-mail, e, posteriormente, publicado no Diário Oficial da União.

Edital de Credenciamento.

Após a seleção e homologação, a instituição credenciada deverá se cadastrar no Sistema eletrônico a ser disponibilizado e informar a quantidade mínima de vagas possíveis de serem atendidas por município de abrangência e por semestre (2018-2019).

Cadastro de Instituições Homologadas (Aguardar disponibilização).

Agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate à endemia (ACE)

Os interessados devem aguardar orientações de acesso e a publicação das vagas para a qualificação.


Dúvidas e esclarecimentos

Em caso de dúvidas, contate o Ministério da Saúde, pelo e-mail: profags@saude.gov.br.