Geral

Universidade Aberta do SUS lança curso sobre Saúde Bucal

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas, a partir dessa terça-feira (11), as matrículas para o curso Eventos Agudos em Saúde Bucal, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFSC).

As matrículas podem ser realizadas pelo link. O curso é gratuito, autoinstrucional e possui início imediato.

O curso é voltado para profissionais de saúde de nível técnico e superior que estejam inseridos nas Equipes de Saúde Bucal e Estratégia Saúde da Família. O objetivo é atualizar conhecimentos sobre temas relevantes para a prática odontológica na Atenção Básica, tais como as dores de origem endodôntica e de origem periodontal, bem como traumas dentais e de face.

Na unidade sobre dor de origem endodôntica são abordados subsídios para as práticas diagnósticas e terapêuticas no cuidado a pessoas portadoras deste tipo de dor. A unidade sobre dor de origem periodontal e de mucosa enfoca este evento comum do cotidiano do profissional dentista, ressaltando a importância de diagnosticar e promover a conduta necessária para sua prevenção e tratamento.

Por sua vez, na unidade sobre trauma dental destacam-se as situações de mais frequentes na Atenção Básica e aponta as principais intervenções e ações preventivas que podem ser realizadas tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Em relação à unidade sobre trauma de face é apresentada a importância do treinamento de cirurgiões-dentistas para o atendimento inicial desse problema, abordando-se as devidas orientações sobre os tipos, as fraturas do complexo naso-orbitoetmoidal, do complexo zigomático-maxilar e do arco zigomático, além de abordagem de procedimentos terapêuticos pertinentes.

Para dinamizar os estudos, os conteúdos estão disponibilizados em diferentes mídias como casos clínicos, tomadas de decisão, leituras complementares e vídeos. 

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, viabilizado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.