Geral

Universidade Aberta do SUS abre inscrições para o curso Atenção à Saúde Auditiva

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas, a partir dessa segunda-feira (26), as inscrições para o curso a distância Atenção à Saúde Auditiva, produzido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UERJ). O objetivo é capacitar médicos da Atenção Básica para uma abordagem adequada e eficiente acerca dos principais e mais frequentes casos clínicos do aparelho auditivo, no cotidiano de suas práticas profissionais. A carga horária é de 15 horas.

As matrículas podem ser feitas até 27 de abril de 2017, pelo link. O curso é autoinstrucional e não possui limite de vagas.

O conteúdo tem enfoque nas bases fisiopatológicas e problemas do ouvido humano. A abordagem é didática e associa conceitos acadêmicos à prática clínica na Atenção Básica. O curso possui seis unidades, divididas em dois eixos. Na primeira fase, o aluno irá receber orientações detalhadas sobre o exame do ouvido. Também serão abordadas as principais intercorrências infecciosas do aparelho audiovestibular. A segunda etapa trata das bases dos distúrbios da audição e do equilíbrio.

“Os distúrbios do equilíbrio são extremamente frequentes no dia a dia do clínico. No curso, os alunos irão observar como atender esse paciente, com queixas tão comuns como vertigem, tontura e desequilíbrio. Além disso, os distúrbios da audição impactam muito na qualidade de vida do paciente, principalmente os idosos”, explica a professora Aída Monteiro, uma das autoras do curso. 

Para dinamizar o aprendizado, são utilizados recursos didáticos multimídia e materiais de apoio, além de funcionalidades para navegação como as correções automatizadas e os feedbacks de erros e acertos nas atividades de fixação.

O curso é voltado para os médicos atuantes do SUS, especialmente àqueles vinculados à Estratégia Saúde da Família. É também um dos módulos que integram a capacitação dos Programas de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos, mas é livre para profissionais que não estão vinculados aos Programas.

 

Para mais informações, acesse: http://unasus.uerj.br/cursos-em-andamento/atencao-a-saude-auditiva/.

Sobre os Programas PROVAB e Mais Médicos:

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica tem a finalidade de estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência desses profissionais.

Fonte: Ascom UNA-SUS/UERJ.