Geral

UNA-SUS/UFPel inicia sessão de defesas de trabalhos do curso de Especialização em Saúde da Família

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Pelotas (UNA-SUS/UFPel) realizou, na última segunda-feira (22), a abertura da Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade. O evento foi realizado em Natal/RN.

Nesta oportunidade, estão sendo apresentados os primeiros TCC dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Essa etapa de defesas incluem as apresentações que ocorrerão em Natal, Teresina, Manaus e Pelotas. Ao total, mais de 200 trabalhos serão apresentados.

Na solenidade de abertura, compuseram a mesa a coordenadora do Curso, Anaclaudia Gastal Fassa; a Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz; o Secretário Municipal de Saúde da cidade de Natal, Luiz Roberto Leite Fonseca; o Secretário de Estado da Saúde Pública do RN, José Ricardo Lagreca; a representante da OPAS no estado do RN, Maria Elena Rondon; a vice-presidente do COSEMS, Maria Elisa Garcia Soares; a referência do Ministério da Saúde para o PMMB no RN, Uiacy Nascimento de Alencar e a Coordenadora do Provab, Tutora do PMMB/UFRN e professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, Lyane Ramalho Cortez.

Foto: Ana Paulo Caruso/UFPel

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz destacou o momento como um dos mais importantes na história da UFRN, que, no mesmo dia, completa 57 anos de fundação. Também acentuou a importância do PMMB para a saúde pública brasileira e a parceria entre UFRN e UFPel.

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, salientou a importância do PMMB para a ampliação da cobertura do atendimento à população da cidade de Natal, realçando o trabalho realizado por uma série de profissionais e autoridades que trabalharam para possibilitar a efetivação do Programa no estado do RN.

O Secretário de Saúde Pública do estado do RN, Dr. José Ricardo Lagreca, qualificou a sessão de defesas da UFPel como marcante para o Rio Grande do Norte, no que tange à melhora da Atenção Básica no estado.

A vice-presidente do COSEMS no RN Maria Elisa Garcia Soares, saudou os médicos vinculados ao PMMB que estavam defendendo seus TCC e que vêm atendendo à população potiguar, realizando um grande trabalho na Atenção Básica em diversos municípios norte-rio-grandenses.

A professora Liane Ramalho, coordenadora PROVAB e Tutora do PMMB pela UFRN, ressaltou a importância desses programas na atenção às áreas de difícil provimento, como vários casos de municípios que estavam há cinco anos sem profissional médico e outras que nunca tiveram esse profissional atendendo à população. Liane mencionou que o Programa Mais Médicos vem contribuindo de forma significativa para ampliar a cobertura de Saúde da Família no estado do RN.

Maria Helena Rondon, representante da OPAS no RN, sublinhou a importância do Programa Mais Médicos para a cobertura dos serviços de saúde no estado e a relevância das parcerias efetivadas no que se refere à melhora da saúde da população brasileira, com destaque à Atenção Básica em Saúde: “dar saúde à toda a população”.

Uiacy Nascimento de Alencar se disse emocionada com mais este momento de Defesas de TCC do Curso de Especialização em Saúde da Família da UFPel em Natal e referenciou a importância da articulação dos diferentes atores e instituições para viabilizar o trabalho dos profissionais do Programa visando melhoria da atenção à saúde da população.

Anaclaudia ressaltou a importância da formação dos profissionais que atuam na Saúde da Família para melhor qualificar a atenção à saúde neste nível de atenção. Ressaltou que, em quatro anos de curso, a UFPel já certificou 1124 especialistas em todo o país e, em especial, nos 7 estados (AM, AP, AC, RR, RN, PI, RS - exceto região metropolitana de Porto Alegre) que assumiu a formação dos profissionais do PROVAB e do PMMB. Apontou também a importância dos profissionais que aderiram ao Programa Mais Médicos, em especial, os estrangeiros, particularmente o grande número de Cubanos.

A coordenadora mencionou que esta adesão possibilitou ampliar a cobertura e melhorar a qualidade da Estratégia de Saúde da Família no Brasil. Anaclaudia concluiu reconhecendo a importância do forte envolvimento de atores representantes das autoridades de municípios, estados e Governo Federal, bem como, da UFRN no sucesso do Programa e no bom desenvolvimento dos profissionais no Curso de Especialização. A coordenadora enfatizou a profícua parceria entre a UFPel e a UFRN no desenvolvimento do PMMB apontando que esta parceria deve se manter e se aprofundar, beneficiando tanto os projetos em andamento quanto novos projetos.

O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas públicas de TCC.

Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/

DEPOIMENTO DO ALUNO                                     

Reinolky Perez Frontela é um dos primeiros médicos estrangeiros a defenderem Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Reinolky é natural de Cuba e está trabalhando no município de São Tomé, no estado do Rio Grande do Norte. Ele chegou ao Brasil no primeiro grupo de médicos de Cuba, em 24 de agosto de 2013, e ficará no Brasil até 2016.

Como estudante e profissional da área da saúde, considerou o curso muito importante, pois encontrou outra realidade na saúde do Brasil e as atividades realizadas ao longo do Curso o permitiram conhecer melhor essa realidade. A proposta de intervenção, premissa do Curso, é, para ele, “fundamental para melhorar o atendimento à população”. Reinolky considerou o ambiente virtual do Curso de Especialização de fácil manuseio, o que facilitou a realização de suas atividades ao longo do curso. Gostou muito dos fóruns por poder intercambiar informações sobre clínica e saúde coletiva.

Professor Rafael Guerra Lund, Reinolky e professor José Adailton. Foto: Ana Paulo Caruso

Rinolky explica que o principal legado deixado pela intervenção que realizou na UBS/ESF Manuel Guedes é a mudança de mentalidade da equipe e da comunidade. Mas ressalta: “o trabalho precisa continuar!”.

Está gostando muito da experiência, mesmo sentindo ainda algumas dificuldades com a língua portuguesa. No Brasil, gosta muito da música brasileira e considera o povo brasileiro muito acolhedor.

“É importante estender ao máximo às intervenções para abranger todas as comunidades dos municípios atendidos”, conclui.

Fonte: UNA-SUS/UFPel, por Rafael Fonseca de Castro