Geral

UNA-SUS/UFMG abre 6 mil vagas em cursos a distância para médicos

- Claudia Bittencourt



Boa notícia para médicos de família que atuam no Sistema Único de Saúde e desejam ampliar seus conhecimentos. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, está com 6 mil vagas abertas distribuídas em dois cursos de extensão: Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde e Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde.

Gratuitas, as qualificações são ofertadas a distância.  A primeira visa melhorar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica do profissional, levando em conta a dinâmica de atendimento na rede pública. Já a segunda prepara o aluno para o tratamento e a prevenção das principais enfermidades infectocontagiosas prevalentes no Brasil, como tuberculose, Aids e malária.

As inscrições vão até 7 de novembro e devem ser feitas online.

Nesta edição, uma novidade: além dos médicos - público prioritário -, participantes de outras categorias profissionais também podem acessar os conteúdos da formação e receber o certificado ao fim de seus estudos. Os alunos têm até 14 de dezembro para concluir as atividades propostas. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), e o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon/UFMG).

Fonte: Nescon