Geral

UNA-SUS/UFMA e FOUSP lançam curso de extensão em Odontologia

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os seus conhecimentos em odontologia já podem se inscrever no curso de extensão Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico. São 10.000 vagas, na modalidade de ensino a distância (EaD), para odontólogos e acadêmicos de odontologia de todo o país.

Desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), o curso visa à formação de profissionais com conhecimentos e habilidades para o reconhecimento dos principais aspectos e cuidados odontológicos para pacientes com os seguintes comprometimentos sistêmicos: doença renal crônica, hipertensão arterial e diabetes melittus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) um em cada três adultos no mundo sofrem de hipertensão e, um em cada 10, tem diabetes. O Brasil é o quarto país do mundo com a maior população de diabéticos – cerca de 15 milhões de pessoas.

Em novembro deste ano, o maior estudo já feito para mapear a pressão arterial no mundo foi publicado no periódico científico The Lancet. Entre 1975 e 2015 o índice global de pressão alta cresceu 40%, atingindo 1,1 bilhão de pessoas.

A atenção à saúde bucal pode ser inserida neste contexto, quando se considera a importância do acompanhamento integral da saúde do paciente. Tais doenças crônicas podem estar associadas a outras doenças odontológicas, podendo ser identificadas e acompanhadas pelos dentistas. Além disso, como parte da equipe de saúde, o dentista precisa conhecer os efeitos dos remédios usados para o tratamento destas doenças e possíveis interações farmacológicas.

Dividido em três unidades, com carga-horária de 15h cada, o curso é autoinstrucional e conta com recursos educacionais dinâmicos e intuitivos, como livros multimídia, infográficos, games e outros.

As inscrições podem ser realizadas até 06 de março de 2017 pelo link.