Geral

UNA-SUS/UFCSPA lança nova oferta de Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar

- Ascom SE/UNA-SUS



Gestores e profissionais de saúde já podem se inscrever na nova oferta do curso Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar, desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

 

A iniciativa faz parte do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar e tem como objetivo qualificar a gestão do cuidado centrado no indivíduo, realizado por médicos e enfermeiros.

 

As matrículas podem ser realizadas até o dia 04/10, pelo link.

Dividido em 5 unidades, a capacitação apresenta os principais conceitos e competências para o cuidado domiciliar, preparando o aluno para o reconhecimento antecipatório das necessidades de cuidado, com destaque à importância da discussão de caso em equipe na gestão do cuidado domiciliar.

Com carga horária de 30 horas, o aluno irá aprender mais sobre a gestão da clínica na Atenção Domiciliar, compreendendo a abordagem centrada na pessoa como ferramenta de gestão deste cuidado, envolvendo a entrevista de família no cuidado domiciliar e a compreensão do processo saúde-doença-clínica de forma ampliada.

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria entre a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS, a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS: UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ. Para conhecer os outros módulos de AD, clique aqui.

SE/UNA-SUS com informações da UNA-SUS/UFCSPA