Curso

UNA-SUS/UFMA lança curso sobre modelos conceituais para a compreensão da funcionalidade no processo de cuidado em saúde da pessoa com deficiência

O objetivo é auxiliar as equipes de saúde no atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas às pessoas com deficiência, a partir de uma perspectiva biopsicossocial.

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o curso Incorporação da funcionalidade no processo de avaliação e cuidado em saúde da pessoa com deficiência, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão - instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA).

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 27 de abril de 2023, pelo link. A oferta educacional é online, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato. 

Com carga horária de 30 horas, o curso tem como objetivo auxiliar as equipes de saúde no atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas às pessoas com deficiência, a partir de uma perspectiva biopsicossocial. Entre os assuntos abordados, destacam-se os diferentes modelos de compreensão da funcionalidade no processo de assistência à pessoa com deficiência, assim como a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF e seus marcos históricos, conceituais e suas aplicações e potencialidades.

“Conhecer os diferentes modelos conceituais usados para entender a funcionalidade e incapacidade é essencial para a elaboração de políticas públicas e para a melhoria na compreensão de dados epidemiológicos acerca da deficiência. Além disso, a maneira como um fenômeno é classificado tem importantes implicações sobre como é percebido e compreendido na sociedade”, ressalta o especialista em Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e professor-autor do curso, Shamyr Sulyvan de Castro.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Para saber mais sobre essa e outras ofertas UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.