Geral

UNA-SUS relança curso sobre Dengue com atualização de casos clínicos

- Ascom SE/UNA-SUS



A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre matrículas para nova turma do curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue.  Interessados podem se inscrever a partir dessa segunda-feira (13), pelo link.

Voltado especialmente para profissionais de saúde, mas aberto para as demais categorias profissionais, o curso tem como objetivo familiarizar os discentes com as recomendações atuais do Ministério da Saúde no que tange o manejo clínico da doença. O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos.

O curso foi atualizado e a nova oferta conta com a inclusão de mais quatro casos clínicos, ferramenta de aprendizado do curso, nos quais os alunos irão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias para avaliar qual seria a melhor forma de tratamento para cada paciente. Dois destes novos casos tratam do manejo clínico da dengue em crianças e gestantes.

 “O aluno toma condutas de acordo com as situações apresentadas. Após responder às questões, são oferecidos feedbacks com hipertextos que oferecem informações adicionais sobre o manejo clínico da dengue”, explica o gestor da oferta do curso, Francileudo Lima.

Com a inclusão dos casos, a carga horária do curso aumentou de 2 para 10 horas. A atualização do curso trouxe outro diferencial importante com relação ao público-alvo. A partir de agora, o curso será de livre acesso e todos os interessados poderão se certificar, independente da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

As diferenças para o diagnóstico da febre chikungunya e da dengue também são abordadas em um vídeo. O ambiente do curso também ganhou novo layout, mais clean, focado nos conteúdos.

O curso, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Vigilância em Saúde (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), foi lançado pela primeira vez em 2012. Ao total, naquela oportunidade, o curso obteve 14.602 inscritos e 6.960 profissionais certificados. O estado com maior número de matrículas foi São Paulo, com 1.903 beneficiados; seguido por Bahia, com 1.511 e Minas Gerais, com 1.443.

A primeira turma está com matrículas finalizadas. Os alunos inscritos anteriormente poderão acessar ao ambiente do curso e finalizar as atividades para certificação até o dia 2 de agosto. Para acessar, clique aqui.

SERVIÇO

Matrículas: Para se inscrever, clique aqui.

Público-alvo: O curso é aberto a todos os profissionais de saúde e demais interessados no tema.

Para conhecer outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse ao link: http://www.unasus.gov.br/cursos