Geral

UNA-SUS recebe visita técnica do Ministério da Saúde de El Salvador

- Claudia Bittencourt



A Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS) recebeu, na última quinta-feira (26), a visita técnica de representantes do Instituto Nacional de Saúde do Ministério da Saúde de El Salvador (MS/INS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Fiocruz. O encontro teve como objetivo dar seguimento à proposta de cooperação entre os dois países, por meio da Fiocruz – em um eixo mais amplo de atividades -, UNA-SUS e INS.

O Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, iniciou as atividades do evento com explanação sobre as características da saúde do Brasil, história do Sistema único de Saúde (SUS) e a importância da Atenção Básica e de programas como o Telessaúde Brasil Redes. Nesse contexto, Campos falou sobre o trabalho da UNA-SUS, que está presente em todas as regiões do país. “No que tange nossas competências, teremos toda a vontade e empenho para colaborar com El Salvador”, afirmou.

Foto: Sérgio Velho - SE/UNA-SUS

Para o representante do Centro de Relações Internacionais (CRIS/Fiocruz), Álvaro Matida, é preciso aproveitar o momento atual de reforma sanitária de El Salvador para definir as necessidades do país.

INS

O Instituto Nacional de Saúde tem como objetivo gerar, transmitir e disseminar o conhecimento científico e tecnológico e promover a sua integração para resolver os problemas de saúde da população de El Salvador.

O INS foi criado no âmbito do Acordo Ministerial Nº 894 de 13 de Setembro de 2010 e é um dos oito eixos definidos na reforma da saúde e é uma resposta às necessidades de cuidados de saúde para todos os salvadorenhos.

O diretor da Escola de Governo do INS de El Salvador, Maurício Salazar, explica que o plano estratégico da escola está em fase de implementação e tem, entre os principais eixos, a educação a distância e a formação profissional em áreas como economia da saúde, gestão de sistemas e epidemiologia. Salazar afirmou ainda que a reforma sanitária do país tem a atenção primária como foco. “O Brasil é um grande exemplo para nós”, disse. “A tecnologia pode auxiliar profissionais excluídos pelo sistema”.

Para Mônica Padilha, representante da OPAS em El Salvador, a vista a UNA-SUS foi enriquecedora, pois permitiu a observação de processos tecnológicos, bem como a organização da Rede de instituições de ensino que oferecem os cursos.

Para que os visitantes tivessem a real dimensão do trabalho realizado pela UNA-SUS, o encontro contou com apresentações diversas. O coordenador de gestão do conhecimento, Vinícius Oliveira, falou sobre o ciclo de pactação, produção e validação de oferta de cursos. As designers educacionais da SE/UNA-SUS, Bárbara Menezes e Lorena Beltran abordaram as fases do ciclo de produção dos cursos. O encontro foi encerrado com a explanação sobre as ações de monitoramento e avaliação, pelo coordenador da área, Alysson Lemos.

Fonte: Por Claudia Bittencourt, da SE/UNA-SUS.