Geral

UNA-SUS realiza grupo focal para teste de navegação de novo curso

- Ascom SE/UNA-SUS



Na última sexta-feira (6), profissionais que fazem parte do público-alvo do novo curso Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV, a ser lançado semana que vem, formaram um grupo focal e se reuniram para testar a navegação do curso. “O grupo focal é uma validação do curso junto ao público-alvo. Nesse momento, podemos identificar problemas, erros e dificuldades de navegação”, explica o gestor de oferta da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Francileudo Lima.

Nesse encontro, nove pessoas, entre enfermeiros, assistentes sociais, médicos, infectologistas, integrantes do Ministério da Saúde e produtores do curso participaram do grupo, que passou a manhã acessando o ambiente de oferta do curso.

A reunião do grupo gerou resultados proveitosos e feedbacks interessantes. “Em geral, as respostas foram positivas. O público gostou bastante do conteúdo, acharam a navegação fácil e interativa”, afirma Lima. Os ganhos e experiências que temos em um grupo focal servem também para outros cursos, porque mostram o olhar do usuário.

Sobre o curso

O objetivo é fornecer subsídios para que os profissionais de saúde de nível superior atendam integralmente, e de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV. Para isso, são abordados aspectos etiológicos, psicossociais e clínicos da associação tuberculose-HIV. O curso será lançado durante o 10º Congresso de HIV/Aids, que ocorrerá de 17 a 20 de novembro, em João Pessoa/PB.

O curso utiliza recursos interativo como animações, infográficos e outros recursos visuais. “Agora, as aulas estão mais dinâmicas e objetivas, são ganhos de experiências que obtivemos”, afirma Lima.

“Faço cursos à distância sempre e achei esse muito bom. A navegação é fácil e os recursos visuais, como as animações, me prenderam bastante. Dessa forma, o curso não fica cansativo”, afirma Deuzíria Soares, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

Fonte: SE/UNA-SUS.